Anúncio

Saiba como plantar quiabo: veja dicas para cultivar em casa

Conheça agora formas de cultivar o quiabo

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2022, por Rodrigo Guimarães – Como plantar quiabo? Confira aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO. O quiabo uma planta comum aqui no Brasil, e o seu cultivo é pouco difundido entre as pessoas não produtoras rurais. Mas ainda é possível plantar quiabo sem ser em grande escala.

Continua depois da publicidade

Quiabo

Essa planta traz consigo muitos benefícios aos seres humanos quando ingerido, como exemplo, ajuda no controle da glicemia, previne problemas cardíacos, melhora a saúde óssea, melhora a visão, entre tantos outros. Além disso, o quiabo é uma planta com estética semelhante às plantas ornamentais, sendo um arbusto (ou se preferir uma pequena árvore) muito bonito e na época de florada apresenta flores exuberantes.

Continua depois da publicidade

Veja agora algumas dicas sobre o plantio, para ter um vaso com pé de quiabo na sua casa e diversificar a alimentação com todos os benefícios desse legume.

Veja agora: 5 Dicas Para Fazer Um Canteiro De Cebolas

Dicas valiosas para cultivar quiabo

Dicas sobre quiabo - Reprodução Canva
Dicas sobre quiabo – Reprodução Canva

Primeiramente, você precisa levar em consideração que o quiabo é uma planta com raízes longas, então o vaso precisa ter profundidade e largura capaz de conter essas raízes.

Outra dica é escolher vaso da cor preta, já que essa cor retém o calor recebido pelo contato com os raios do sol diretamente. Uma vez que o quiabo é uma planta que gosta bastante do calor.

Vasos com orifícios para drenagem de água também são o ideal. Você pode preencher o fundo do vaso com cascalhos antes da terra e da planta, para quando irrigada, o vaso drene melhor a água e escorra pelos orifícios. Quiabos não são plantas de umidade.

Plantio

Em falar de plantio, não é aconselhado o transplante da planta, ou seja, não use o processo de semeadura para depois mudar a planta para um vaso. Aconselhamos que faça o plantio direto, pois como o quiabeiro é uma planta com um vasto sistema radicular (de raízes), pode ser que a planta sofra com o transplante e morra.

Sobre a rega, no período da semeadura, manter seu quiabo regado é essencial. Por isso não deixe de regar todo dia regularmente, porém, não encharque o solo. A rega no início deve ser bem controlada, para que não apodreça as raízes que são muito delicadas.

A partir da primeira florada, o quiabeiro não necessita mais de tanta água e basta fazer a rega uma vez na semana. Em todo o processo, não deixe o solo de seu quiabinho úmido ou muito molhado durante a noite.

Lembre-se de que o quiabo gosta de calor, por isso se você mora em lugares de inverno rigoroso ou de baixas temperaturas, a planta precisará de mais atenção e investimento. Para eles, a melhor temperatura é entre 20 a 27 graus.

Já para a época ideal do plantio se dá entre agosto a março, se o clima da região for ameno. Já para regiões de clima quente, você poderá plantar durante o ano todo.

Leia também: Saiba Como Escolher Uva Docinha E Nova

Limpeza, culinária, saúde e beleza: 20 USOS do BICARBONATO DE SÓDIO que vão MUDAR a sua VIDA!

Carregando comentários aguarde...
...