Anúncio

Como reconhecer ora-pro-nóbis? Veja os seus benefícios para a nossa saúde

Conheça mais detalhes dessa planta rara e que faz muito bem para o nosso organismo!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de janeiro, 25 de março – Você conhece ou já ouviu falar em uma planta chamada ora-pro-nóbis? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia irá ensinar a como reconhecer ora-pro-nóbis em locais que tenham plantas parecidas e apresentar alguns dos benefícios que essa raríssima planta oferece para a nossa saúde, ao consumi-la.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, algumas características relacionadas ao seu cultivo e entenda o motivo dela ser tão utilizada na indústria de cosméticos e para fazer remédios caseiros.

Conheça mais detalhes sobre a ora-pro-nóbis: uma planta incrível

Conhecida em algumas regiões do país por cabrobó, lobrobó ou rogai-por-nós, a ora-pro-nóbis adquiriu fama de carne pobre, graças aos seus nutrientes e a elevadas quantidades de proteína.

Continua depois da publicidade

A princípio, essa é uma planta que é da família das Pancs (plantas alimentícias não convencionais), visto que esta planta costuma estar mais presente nos jardins do que nos pratos dos brasileiros.

Como reconhecer ora-pro-nóbis
Como reconhecer ora-pro-nóbis? Veja os seus benefícios para a nossa saúde. Foto: Canva Pro

Leia também: Regas de emergência: como fazer? Confira agora mesmo e faça corretamente

Como reconhecer a ora-pro-nóbis em meio as outras plantas?

Saiba que essa é uma planta bastante rara e que se assemelha a uma trepadeira. Aqui no Brasil, temos 4 espécies que são variações dessa planta, sendo:

  • Ora-pro-nóbis da flor rosa
  • Da flor creme
  • Ora-pro-nóbis da flor laranja
  • Da flor dourada

Além disso, saiba que a flores creme e também a rosa, são as mais encontradas, visto que sua florada ocorre uma vez ao ano e dura do amanhecer ao anoitecer apenas.

Características da planta

A planta de ora-pro-nóbis, na idade adulta toma forma de arbusto e apresenta folhas lisas, de coloração verde-escuro e galhos com espinhos pontiagudos por toda a sua extensão.

Em relação a sua florada, ocorre de janeiro a abril e de junho e julho, produzindo várias as bagas de frutos. Além disso, saiba que a sua adaptação é ótima para diversos climas. No entanto, essa é uma planta que exige sol em abundância.

Quais os benefícios da ora-pro-nóbis para a nossa saúde?

A princípio, ela é muito utilizada na dieta de veganos e vegetarianos, devido ao fato de substituir a proteína animal. Isso porque, ela é rica em fibras e auxilia o bom funcionamento do intestino.

Vale lembrar, que essa planta é composta por diversos nutrientes, além da presença da vitamina C que garante um incremento na imunidade e um importante antioxidante para as células do organismo.

Quais doenças a ora-pro-nóbis ajuda a tratar?

Em conjunto com a medicação e o tratamento médico prescrito, você pode usá-la no caso de:

  • Anemia
  • Doenças vasculares
  • Cardiopatias
  • Desnutrição

Além disso, destes benefícios, consumo regular contribui para uma melhor aparência da pele e no retardamento do envelhecimento precoce.

Como reconhecer ora-pro-nóbis
Como reconhecer ora-pro-nóbis? Veja os seus benefícios para a nossa saúde. Foto: Canva Pro

Como preparar a ora-pro-nóbis

Saiba que as suas folhas podem ser consumidas in natura, sozinhas ou com saladas e o seu gosto se assemelha ao da couve. Para prepará-la, ela pode ser utilizada em diferentes tipos de  pratos ou pode ser refogada e também como um complemento no preparo de carnes ou frango.

Além disso, há pessoas que consomem no omelete ou no suco. Uma dica, é triturá-la para produzir uma farinha, capaz de enriquecer de forma nutritiva outros pratos.

Agora é só prestar atenção nas plantinhas da casa da sua avó, ou quando estiver passeando por área rural, sendo assim para saber quando encontrar um exemplar da espécie, reconheça o tamanho do tesouro encontrado.

Por fim, leia também: Conheça a beleza das vincas: beleza e simplicidade para o seu jardim; saiba como cultivar

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...