Anúncio

Saiba como usar carvão de churrasco corretamente na sua plantinha e aproveite os benefícios

Aprenda a usar este adubo potente no seu jardim

Anúncio


Continua depois da publicidade

Quer saber como usar carvão de churrasco corretamente na sua plantinha? Então hoje, 28 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim e Cia do Folha Go te mostra como. Afinal, todo mundo que gosta de cultivar plantas sabe como é difícil dosar a quantidade de água que colocamos nelas, não é mesmo?

Continua depois da publicidade

Em síntese, há o medo de deixá-las secas, mas, ao mesmo tempo, não há o desejo de matá-las afogadas. Por isso, o carvão de churrasco é um ótimo aliado para resolver esse dilema. Além disso, dá pra fazer um adubo caseiro poderoso a partir dele. Porém, é necessário tomar alguns cuidados.

Continua depois da publicidade

Benefícios do carvão de churrasco para as plantas

O carvão vegetal é conhecido por ser um material poroso e com alto poder de absorção. Aliás, ele é usado para ajudar a tratar vítimas de envenenamento. Pois, no estômago, ele absorve as toxinas, impedindo que elas entrem na corrente sanguínea.

Enquanto que na jardinagem, o carvão pode ser usado para servir de sistema de drenagem no fundo dos vasos. O produto permite que a água passe através dele, evitando que as raízes das plantas fiquem encharcadas. Ao contrário da terra, que absorve a água e a mantém no local.

Em resumo, o excesso de água pode trazer diversos problemas para as plantas, como apodrecimento das raízes e diminuição do arejamento do solo. Além disso, contribui para formação de colônias de fungos, que preferem lugares mais úmidos para se desenvolver.

Com isso, todos esses problemas atrapalham o desenvolvimento da planta. Portanto, a utilização do carvão de churrasco pode ajudar a evitá-los. Aliás, este produto especial também é um dos ingredientes para a fabricação caseira de um adubo orgânico.

Afinal, ele é fonte de magnésio, cobre e potássio, entre outros minerais. Além disso, ajuda a fixar outros nutrientes no solo.

Leia a seguir: Poda da Jade para aumentar os galhos e engrossar o caule; saiba como fazer

Como usar o carvão de churrasco nas plantas

carvão de churrasco
Carvão de churrasco – Imagem: Canva Pro

Para usar corretamente o carvão de churrasco nas plantas, é necessário seguir algumas regras.

Sempre o coloque na última camada no fundo do vaso

Ao preparar o vaso para receber a planta, certifique-se de que haja furos no fundo dele. Coloque o carvão em pedaços mesmo. No entanto, atente-se em cobrir todo o fundo. Em seguida, coloque a terra ou substrato. Aliás, o carvão de churrasco também combate os odores desagradáveis do substrato. Assim como, afasta os insetos que são atraídos por eles.

Não utilize carvão de churrasco com restos que contenham sal e gordura

O excesso de sal desequilibra o pH do solo e a gordura também pode prejudicar as plantas. Então, o ideal é utilizar carvão novo, ou que não contenham gordura e sal, na jardinagem.

Para usar como adubo orgânico

Quebre os pedaços de carvão, formando um pó. Para isso, bata no saco, utilizando um objeto adequado. Após moer completamente, passe o carvão por uma peneira para que não sobre nenhum pedaço.

Agora, com o adubo pronto, é só aplicá-lo em volta das plantas e, em seguida, regá-las. Em seguida, guarde esse adubo num pote tampado e use sempre que necessário.

Gostou das dicas para usar o carvão de churrasco corretamente nas suas plantinhas? Agora é só colocá-las em prática! Boa sorte!

Confira este outro artigo: Veja como germinar alho no vaso de forma mais rápida

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...