Anúncio

Torta de mamona: para que serve e quando deve ser usado? Saiba agora mesmo

Entenda todo o processo de produção e uso da torta de mamona

Anúncio


Continua depois da publicidade

Antes de mais nada o uso da mamona vem se popularizando entre os cultivadores por conta de seu alto valor nutricional, para o uso na jardinagem, é necessário fazer a torta de mamona. Aprenda agora tudo que precisa saber antes de apostar nesse nutriente. Hoje, 19 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, fala sobre torta de mamona: Para que serve e quando deve ser usado.

Continua depois da publicidade

Torta de mamona: Para que serve e quando deve ser usado

Sendo originária da Ásia meridional, a mamona teve uma boa adaptação em solo brasileiro, sendo encontrada por quase todo país, essa planta tem um importante papel econômico com seu uso para fazer óleos e nutrientes para plantas.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: Como adubar terra para horta: veja dicas para fazer da maneira certa

Afinal, o que é torta de mamona?

 

Define-se como torta de mamona, o composto orgânico extraído a partir do óleo do fruto da mamona. Por ter um elevado teor proteico e nutricional, o uso da torta nos cultivos se tornou cada vez mais presente.

Por conta de seu alto teor proteico, vem chamando atenção também dos produtores de animais, que buscam usar a torta para alimentação animal.

Benefícios para planta

O uso mais propício para é no cultivo vegetal. Pois a torta de mamona possui um alto valor nutricional, entre os nutrientes mais presentes, temos nitrogênio, fosforo e cálcio, que são fundamentais no desenvolvimento vigoroso das plantas.

A torta é incrível para as plantas, além de garantir os nutrientes básicos, então a junção do alto valor proteico, junto com o nitrogênio disponível no solo, forma um composto chamado nematicida, que age espantando alguns parasitas de suas plantas.

Por fim, a ação desta mistura no solo, garante uma saúde do substrato. Ele é responsável por controlar a umidade, melhorar a retenção de nutrientes e ajuda na aeração do solo.

Como fazer?

Se você gostou da importância da torta de mamona e quer ter esse poderosíssimo nutriente em sua casa, iremos passar agora para você como fazer e como aplicar sua torta de mamona em seu canteiro ou vaso.

Antes de começarmos, é necessário salientar sobre a toxicidade. Por esse motivo, todos os equipamentos utilizados devem ser de uso exclusivo para produção da torta.

Pegue um punhado de mamonas frescas e deixe-as secarem em um ambiente arejado por cerca de 60 dias. Posteriormente triture as mamonas em um liquidificador ou manualmente com auxílio de um martelo. Pronto, sua torta de mamona está pronta.

Como usar?

Agora que você já tem sua torta de mamona, é necessário aprender em quais períodos se deve utilizar. E quais cuidados vai tomar antes e durante a aplicação.

A quantidade utilizada irá depender de como está sendo feito o cultivo. Então, normalmente utiliza-se cerca de 250 a 300ml (15 a 20 colheres de sopa) para cada metro quadrado.

O momento de adicionar no solo é cerca de 12 a 15 dias antes de fazer o plantio, isso pois demora para os nutrientes serem disponibilizados de maneira ótima no solo, para que assim, a planta possa melhor assimila-lo.

Por fim, é necessário lembrar novamente sobre o potencial tóxico desse composto. Se você tem algum animal de estimação em casa que tenha acesso ao seu cultivo, não use a torta de mamona.

Leia a seguir: Adubo orgânico para orquídeas: Como fazer?

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...