Anúncio

Veja como cultivar noz moscada e tenha o tempero em casa com dicas simples de executar

Como a Moscadeira está bem adaptada ao clima tropical marítimo, cedo começou a ser cultivada noutros países com climas adequados

Foto do revisor (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Revisado por: (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Deseja saber o modo correto de como cultivar noz moscada? Então, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO te ensina. A noz-moscada é uma especiaria extraída das sementes do fruto de uma grande árvore (até 20 metros) chamada Moscadeira, originalmente encontrada apenas nas Ilhas Molucas da Indonésia. Conheça mais a seguir.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar noz moscada

Como a Moscadeira está bem adaptada ao clima tropical marítimo, cedo começou a ser cultivada noutros países com climas adequados. Além disso, são árvores de médio porte podem atingir cerca de 15,0 metros de altura, com bons galhos e copas.

Continua depois da publicidade

A planta é dióica, ou seja, encontramos uma com flores femininas e outra apenas com flores masculinas, mas em alguns casos flores de sexos diferentes podem aparecer na mesma planta.

Sendo assim, para obter frutos comercialmente valiosos, pelo menos 10% de plantas masculinas devem ser plantadas entre as produções para uma polinização adequada.

Cultivo

Esta espécie está adaptada a climas quentes e úmidos, com temperatura média anual de 25°C, pluviosidade anual de 1.500 a 3.000 vezes, distribuição uniforme das chuvas e curto período seco. Além disso, ela gosta de altitudes baixas, abaixo de 500 metros.

O solo que mais se recomenda deve ter bom teor de matéria orgânica, ser profundo e bem drenado. A propagação geralmente é feita por sementes.

Sendo assim, deve ser selecionada a semente maior e mais pesada, livre de manchas, deformidades ou quaisquer outros defeitos, de plantas de substrato sadios, vigorosos e produtivos.

Veja também: Veja dicas simples sobre como cultivar menta e aproveite a versatilidade dessa planta

Sementes

como cultivar noz moscada
Como cultivar noz moscada – Imagem: Pixabay

Dessa forma, um modo de como cultivar noz moscada é colocar as sementes horizontalmente em canteiros com cerca de 3 a 5 cm de distância ao semear. Rega diária e luz média de 50%. A germinação ocorre entre 30 e 40 dias, com taxa média de germinação de 50%.

Mudas com até 5 cm de altura, é hora de transferi-las para sacos com 2 a 3 kg de solo rico em matéria orgânica e colocá-las no viveiro por cerca de 12 meses para receber o tratamento de cultivo adequado.

A altura da muda é de 20 a 30 cm, as folhas são 3 pares e o diâmetro do caule é de 1 cm, e pode ser plantada. Nesse sentido, as covas precisam medir 40 cm em todas as direções, com espaçamento de 8×8 m e densidade de 156 plantas por hectare.

Colheita

Desse modo, agora que você já sabe como cultivar noz moscada, o próximo passo é colhê-la, o que se faz alguns meses após a floração.

A noz-moscada começa a dar frutos quando tem cerca de 7 anos. Nesse sentido, a fruta está pronta para ser colhida 9 meses depois que a árvore floresce e amadurece.

Geralmente ele se divide ao meio e cai no chão, mas se isso não acontecer, você pode arrancá-lo. A fruta é semelhante em tamanho e cor aos damascos. Além disso, é possível descartar a polpa externa e manter as sementes marrom-púrpura brilhantes.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...