Anúncio

Alface murcha nunca mais: veja dicas para manter fresco e crocante por mais tempo

Aprenda a conservar essa hortaliça, utilizando algumas técnicas que a mantém fresca e saborosa por muito mais tempo na geladeira!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 20 de maio de 2022, por Greison Fiel — Cansado de comprar alface na feira ou no supermercado, e murcharem em poucos dias? Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como evitar alface murcha em pouco tempo, utilizando algumas técnicas que ajudam a conservar essa hortaliça e que preservam o sabor e crocância por muito mais tempo na geladeira.

Continua depois da publicidade

Evite alface murcha: veja truques para conservar por muito mais tempo

A alface é uma hortaliça muito querida em diversas receitas. Isso porque, ela está presente em pratos que são servidos desde as festas e eventos elegantes, até nos fast food’s mais baratos e no nosso prato do dia a dia. Além disso, ela oferece diversas vantagens para o nosso organismo. No entanto, muitas pessoas tem dificuldades em conservar a qualidade das folhas dessa verdura, mesmo estando guardada na geleira.

Continua depois da publicidade

Por isso, abaixo iremos apresentar algumas dicas para manter a alface sempre bonita, limpa e novinha em sua casa, armazenando da maneira correta na geladeira.

Alface murcha
Alface murcha nunca mais: veja dicas para manter fresco e crocante por mais tempo. Foto: Canva Pro

Leia também: Aprenda a fazer um mini jardim dentro de um apartamento: tenha uma decoração incrível

Como recuperar a alface danificada?

Em primeiro lugar, vamos abordar a maneira correta de recuperar as hortaliças que já estão com a folhagem mais escura, amarelada ou até mesmo murcha. Sendo assim, caso a sua hortaliça já não esteja com uma aparência tão preservada, você deve seguir alguns passos.

O primeiro passo é deixar as folhas de molho em água fria, em um recipiente que você considerar adequado. Caso seja preciso, você pode utilizar algumas pedras de gelo, sem problemas. Assim, após cerca de 30 minutos, você deve secar elas com a ajuda de um papel toalha.

Armazenamento

Por outro lado, agora vamos abordar a conservação de modo mais preciso. Assim, caso você precise guardar a alface por mais tempo, mas quer manter ela com um bom aspecto físico. Então você deve, antes de tudo lavar as folhas com a ajuda de água bem gelada e vinagre. Por um tempo de, mais ou menos, 5 minutos.

A seguir, você deve envolver cada folha da alface em um papel toalha e, por fim, guardar em um recipiente adequado. Como potes herméticos ou plásticos. Por outro lado, se você observar que as folhas estão murchas, você pode colocar algumas gotas de água gelada sob elas.

Toalhas de algodão

Ademais, outro modo de conservar bem as folhas da alface é, sem dúvidas, utilizar uma toalha de algodão. Para isso, novamente você deve, antes de tudo, lavar bem a folhagem com água gelada e vinagre. Pois, ambos contribuem para a manutenção delas, bem como eles ajudam a eliminar possíveis microorganismos.

Feito isso, você pode envolver cada folha com uma toalha de algodão limpa. Todavia, você pode optar pelo uso de toalhas orgânicas especificas para esse procedimento. Pois, elas ajudam a manter a umidade que a verdura precisa, assim como elas permitem a troca de ar.

Como cortar corretamente?

Por fim, a última dica é para você realizar a manutenção com a ajuda de cortes corretos. Assim, você pode retirar o caule delas com muito cuidado e, depois lavar normalmente. Esse é um bom procedimento, pois permite maior superfície de contato com a água.

Alface murcha
Alface murcha nunca mais: veja dicas para manter fresco e crocante por mais tempo. Foto: Canva Pro

Gostou de aprender essas dicas para conservar o alface por mais tempo?

Então leia também essa matéria do Estadão, escrita por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022 e saiba mais!

Leia também: Saiba como deixar sua flor de cera cheia de cachos

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...