Anúncio

Problemas com cochonilhas nas plantas: saiba como evitar que elas ataquem

Saiba como evite danos parciais ou totais em suas plantas, utilizando métodos simples e baratos!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Algo comum de acontecer com as nossas plantas, é a infestação por pragas como é o caso das cochonilhas. Geralmente isso ocorre de forma silenciosa, e nem sempre é possível notarmos sem fazer uma inspeção minuciosa na planta e encontrarmos aqueles pontos brancos. Por isso, hoje 11 de março de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá explicar sobre como resolver problemas com cochonilhas.

Continua depois da publicidade

Saiba como resolver problemas com cochonilhas nas plantas

As cochonilhas são insetos parasitários, que atacam diversos tipos de plantações. Nesse caso, elas atacam desde um pequeno jardim, até grandes produções agrícolas.

No entanto, se você esta sofrendo com a presença dessa prega ou teme que elas possam atacar as suas plantas. Veja abaixo, como prevenir ou resolver esse problema de uma forma simples e evite perder as plantas do seu jardim, vaso ou canteiro.

Continua depois da publicidade
Problemas com cochonilhas nas plantas: saiba como evitar que elas ataquem. Foto: Canva Pro

Leia também: Cultive deliciosos tomates hidropônicos reaproveitando baldes de tinta vazios

A recorrência maior ao uso do inseticida

Por se tratar de um inseto que fica hospedado na planta, a maioria das pessoas tende a recorrer ao uso de inseticidas para acabar com o problema. No entanto, nem sempre o produto apresenta uma eficácia total para acabar com a infestação dessa praga.

Além disso, sabia que existem algumas espécies, em que o inseticida não é uma opção. Isso porque, nem sempre o produto penetra no organismo da cochonilha, como é o caso de espécies em que o parasita possui carapaças.

Ótima opção para resolver os problemas com cochonilhas

Saiba que para resolver o problema com as cochonilhas no seu jardim, não é algo tão complicado quanto você pensa. No caso haver em pequenas quantidades de plantas ou em roseiras, você pode fazer uma receita caseira para dar fim ao problema.

Para isso, basta borrifar vinagre ou passá-lo diretamente nos parasitas. Feito isso, em alguns dias você verá eles desaparecerem.

A poda é uma solução?

Se as cochonilhas são um problema frequente em suas plantas. Nesse caso, você terá que recorrer ao uso de inseticidas e outras opções.

No entanto, saiba que a poda das partes danificadas da sua planta, também é um método que ajuda a descartar essas praga. Para isso, lembre-se de jogar os restos de galhos no lixo, envoltos em um saco plástico.

A união de elementos para dar fim a um problema

Outra forma de se livrar por vez das cochonilhas é a aplicação de sabão e óleo mineral em sua plantação por meio da pulverização. Isso é indicado, principalmente em plantações de grande porte.

Para isso, a pulverização de toda a área é necessária, já que deixar um grupo de cochonilhas em uma das partes da plantação, pode ocasionar em uma nova infestação futuramente.

Queimadas: problema ou solução?

As cochonilhas não são melhores amigas do calor. Pelo contrário, submetê-las a altas temperaturas provoca a extinção dessa praga. No entanto, antes de realizar o processo de queima das plantas que não poderão ser salvas, consulte a regra vigente em seu município.

Além disso, saiba que esse processo acarretará impactos ao meio ambiente e ao solo. Pois, altas temperaturas também eliminar nutrientes que são essenciais para as plantas. Por isso, entenda que a queimada é apenas uma opção, embora não seja a forma mais recomendada para eliminar essa praga.

Problemas com cochonilhas nas plantas: saiba como evitar que elas ataquem. Foto: Canva Pro

Dica extra para resolver problemas com cochonilhas nas plantas

Devido ao ciclo de reprodução das cochonilhas, a melhor forma de combatê-las é fazendo a reaplicação do método escolhido para fazer a limpeza. No entanto, é importante sempre balançar as plantas levemente, antes de iniciar o processo.

Isso porque, muitas dessas pragas caem das folhas durante a ação e permanecem danificando as folhas. Além disso, saiba que essa é uma técnica que facilita muito, na hora da aplicação.

Leia também: Como cultivar o alfinete rosa? Lindas flores vindas direto do jardim da vovó

Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Carregando comentários aguarde...
...