Anúncio

Dicas de milhões! Veja como ter uma horta em casa ou apartamento

Veja o passo a passo simples para ter temperinhos e verduras frescos sempre a mão!

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Curitiba, 29 de Maio de 2022, por Heloisa Moreira – Ter uma horta em casa pode ser uma mão na roda para quando você quer e precisa de ervas e vegetais frescos e orgânicos. Então, veja agora no blog Horta, Jardim & Cia como fazer e cuidar de uma horta vertical ou horizontal, independentemente se você mora em casa pequena ou apartamento.

Continua depois da publicidade
Horta em casa
Horta em casa | Fonte: Canva

Leia também: Quais verduras plantar na horta? Veja as sugestões para ter em casa

Tenha uma horta em sua casa ou apartamento com estas dicas simples

Quem não gostaria de ter uma horta em casa? Com temperinhos, ervas e verduras frescas a literalmente alguns passos da cozinha?

Continua depois da publicidade

Pois muitas pessoas sonham com isso, mas podem achar que é impossível quando moram em casas pequenas sem terreno amplo ou apartamentos.

Tomatinhos frescos na sua casa
Tomatinhos frescos na sua casa | Fonte: Canva

Porém, há alternativas para o plantio e manutenção de uma horta em locais menores. Portanto, leia este artigo até o final para aprender o passo a passo simples da montagem e cuidados com uma horta dentro de casa.

Horta em vaso horizontal ou horta vertical?

Para quem mora em casa com terreno, uma horta padrão, horizontal, é normalmente a melhor opção.

Mas, quando o espaço é reduzido, como acontece em apartamentos e casa menores, uma horta vertical acaba sendo a alternativa a seguir para ter ervas e verduras frescas o ano todo.

Horta vertical com reuso de materiais
Horta vertical com reuso de materiais | Fonte: Canva

Para definir com qual tipo de disposição seguir, basta definir o tamanho da horta desejada com o tamanho do espaço disponível em sua casa.

A horta vertical é disposta, como o próprio nome já diz, verticalmente. Ou seja, ocupa menos espaço e dá a oportunidade de você ter uma variedade de plantas.

Por sua vez, a horta horizontal, se adequada em lugares pequenos, não permite uma maior variedade de temperos. Então, essa disposição é melhor para terrenos maiores.

Horta vertical

Já imaginou ter alecrim, hortelã, manjericão, pimenta, cebolinha, alho, gengibre, tomilho, alface, salsinha, dentre outros, na sua casa?

Independente se seu lar é pequeno, sem terreno, a horta vertical te possibilita ter tudo ao seu alcance.

Além de ser prática e proporcionar conveniência, esse tipo de horta é um ótimo item decorativo.

Horta vertical
Horta vertical | Fonte: Canva

Mas para ter uma dessas em casa, alguns cuidados precisam ser tomados. Então, vamos a eles!

Local e tipo de vaso

Hortas precisam de sol direto por pelo menos 3 horas diárias. E o melhor sol para as plantinhas é aquele da manhã.

Então, o local precisa ser bem iluminado, com boa circulação de ar. Mas, veja, boa circulação de ar não significa local com muito vento.

Assim, pode ser uma varanda, uma lavanderia, ou até mesmo uma sala perto de um janelão. Ou seja, onde tem entrada de sol e luz natural, é onde sua horta precisa ficar!

Depois de encontrar o local ideal para sua horta ficar, meça a parede, já que o suporte da horta vai ficar estruturado nessa parede.

No momento de ir até uma floricultura escolher as mudinhas, aproveite e já escolha o suporte de acordo com as medidas.

Normalmente, as melhores opções para horta vertical são as treliças de madeira ou ferro.

Treliças em madeira
Treliças em madeira | Fonte: Canva

Além disso, é menos trabalhoso montar a horta usando treliças, já que tudo que você vai precisar são os ganchos e vasos para suporte da horta vertical.

Quanto aos vasos, adquira aqueles com furos embaixo, para evitar acumulo de água. Em relação ao tamanho, não economize em espaço para as mudas.

Lembre-se que elas crescem, e espaço é fundamental. Portanto, opte por vasos de pelo menos tamanho médio. Redondos para 1 muda por vaso, e retangulares ou jardineiras para mais de uma.

Substrato e adubação

Ervas e verduras gostam de substrato bem drenado, com húmus e umidade. Elas detestam solo encharcado.

Então, anote a receita a seguir para montar o substrato da sua horta de modo a evitar acúmulo de água na terra.

  • 1 camada de argila expandida ou pedras;
  • 1 camada de manta de drenagem;
  • Terra pronta e de boa qualidade, misturada com um pouco de areia.

Seguindo a ordem acima, monte seu vaso. Depois da 1ª camada de argila expandida ou pedras, coloque a camada da manta e por fim preencha o vaso com a terra, deixando o espaço para incluir o plantio da muda.

Por fim, quanto à adubação, prefira adubos orgânicos como húmus de minhoca. Pode usar, também, cascas de ovo e borra de café.

Mas lembre-se de intercalar os adubos e não fazer nem muito, nem pouco. Um intervalo de 6 meses está ótimo para a saúde da sua horta.

Regas

Como já mencionado, hortas gostam de solo úmido e detestam solo encharcado. Portanto, cuidado com as regas.

E aqui vai uma dica importante: caso você opte por não ter pratos debaixo dos vasos na sua treliça, coloque na parte de cima ervas que precisam de mais luz e menos água, como salsa e alecrim.

E nas partes de baixo, verduras e temperinhos como o manjericão e pimenta, que adoram água.

Dessa forma, na rega, o excesso de água da parte superior da sua horta vertical, cai para os andares de baixo, onde estão os vasos que precisam de uma maior quantidade de água.

Em resumo, a horta nunca deve ficar encharcada. Então, sempre verifique a umidade do solo antes de regar.

Horta horizontal

Agora, caso você tenha mais espaço, e não queira uma horta vertical, pode usar jardineiras ou até um pequeno espaço de terreno na sua casa para ter sua horta.

As orientações para cuidados de uma horta vertical, em termos de iluminação, vaso, local, substrato, adubação e regas, valem para as hortas horizontais, também.

A única diferença está na disposição mesmo dos vasos e mudas.

Horta horizontal
Horta horizontal | Fonte: Canva

Quando e como colher?

As mudinhas precisam estar, pelo menos, de um tamanho médio, ou seja, nunca colha quando elas ainda estão pequenas.

Além disso, precisam estar visualmente mais cheias ou ramificadas.

Então, o melhor momento para colher é na hora que você verifica que a plantinha já está quase que expandido para o tamanho do vaso.

Assim, quando você colhe, libera espaço pra ela se desenvolver mais.

Ademais, colha com uma tesoura, as partes externas. Então, aquele galhinho mais externo do seu alecrim, que cresceu, pode cortar. As folhas da alface, por exemplo, que ficam mais para fora do que perto do miolo, podem ser cortadas bem próximo à parte branca, perto do solo e da raiz. O mesmo vale para as cebolinhas, e assim por diante.

Atenção! Cuidados especiais com a horta

Por último, mas não menos importante, atente-se aos cuidados especiais, o que evitar e o que fazer na manutenção da sua horta, seja ela vertical ou horizontal.

Primeiramente, quanto ao espaço, como já falado anteriormente, as mudas crescem e espaço precisa ser levado em consideração. Então, prefira vasos individuais de tamanhos médio a grande, do que tudo junto numa jardineira.

Além disso, e isso vale especialmente para as ervas, cada uma no seu lugar ajuda a prevenir que as raízes expandam e compitam entre si.

Outra dica importante é referente à luz. Luz natural é vida para a horta. Assim, cuidado na escolha do local.

E por fim, e isso vale para todas as plantas, nunca regue a sua horta quando o solo está quente. Regas de fim de dia são as essenciais para a saúde dos seus temperinhos e verduras.

Não vá embora sem ler: Como preparar um adubo incrível para sua horta em poucos passos

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...