Anúncio

Entenda para o que serve o esterco de galinha e saiba como usar; aproveite a versatilidade

Veja quais os nutrientes benéficos, encontrados no esterco de galinha

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Armação dos Búzios, 07 de setembro de 2022, por Greison Fiel — Para que serve o esterco de galinha? Aprenda e use corretamente! O esterco de galinha é uma opção natural e econômica para produzir esse material rico em nutrientes em casa.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso, trazemos aqui no blog Horta Jardim & Cia do Folha GO algumas informações sobre esse material.

Para que serve o esterco de galinha? Aprenda e use corretamente!

Primeiramente, na jardinagem é muito importante utilizar materiais corretos. Sendo assim, é muito valido conhecer quais são os adubos corretos a serem aplicados no solo das plantas. Desse modo, veja como o esterco de galinha pode ser benéfico.

Continua depois da publicidade

Quais os benefícios do esterco de galinha?

Para que serve o esterco de galinha? Aprenda e use corretamente!
Para que serve o esterco de galinha? – Fonte: Canva

Agora, é preciso destacar também os benefícios que a utilização do esterco de galinha traz para quem utiliza ele nas plantações. Assim, o esterco com origem na matéria orgânica das galinhas possui muito nutrientes em sua composição, o   que é ótimo para o desenvolvimento das plantas, de forma saudável.

Continua depois da publicidade

Além disso, tais nutrientes também conseguem agir como corretivos do solo. Ademais, as comparações feitas com outros tipos de esterco, mostram que o esterco da galinha possui uma grande riqueza em nitrogênio, fosforo, cálcio e potássio.

Qual o efeito do uso do esterco de galinha no solo?

Além disso, é muito importante compreender os efeitos trazidos para o solo ao se utilizar o esterco de galinha. Dessa forma, como o esterco da galinha possui muitos elementos nutritivos, então, eles auxiliam na retenção de água no solo, de forma que fique mais fácil para as raízes das plantas sugarem a água que elas necessitam para se desenvolverem.

Além disso, tais nutrientes presentes nesse esterco também auxiliam na aeração, o fator responsável por permitir que as raízes tenham a possibilidade de respirar corretamente. Outrossim, os elementos também possibilitam uma maior taxa de drenagem que a capacidade de o solo de não reter mais água do que o necessário e drenar o excesso que está ali.

Para o solo, o esterco também traz muitos benefícios, uma vez que aumenta a taxa de alimentos disponíveis para os micro-organismos no solo, aumentando a diversidade biológica do local, além de diminuir os índices de lixiviação e erosão.

Como produzir esse esterco?

Agora vamos mostrar como fazer o esterco de galinha em casa. Para isso, você deve começar pensando em qual o local que irá armazenar o material, ou seja, se você irá optar por composteira ou caixotes, por exemplo. Depois, você deve recolher o material que deve ser coletado como uma mistura do esterco e de palhagem.

Por fim, o material que você deve recobrir o chão do galinheiro, de modo a facilitar a coleta final. Agora, para montar o esterco corretamente, você irá utilizar o método de camadas, então, comece com o esterco, a serragem e com outros resíduos orgânicos, que podem ser cascas de frutas e de legumes, por exemplo.

Carregando comentários aguarde...
...