Anúncio

Saiba como podar e trocar o vaso das avencas para deixar sempre frondosas

Veja como cuidar das suas avencas da forma correta.

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 27 de maio de 2022, por Greison Fiel — Por serem bastantes delicadas, cada detalhe no cultivo da avenca é indispensável! Por isso, veja como podar e trocar o vaso das suas avencas; hoje no Horta Jardim & Cia do Folha GO, o segredo para mantê-las saudáveis.

Continua depois da publicidade

Como podar e trocar o vaso das suas avencas

Mais conhecidas como samambaias, as avencas são para que adora um bom desafio. Entretanto com um pouquinho de amor e dedicação qualquer obstáculo pode ser superado.

O simples ato de colocar a sua samambaia em um vaso inadequado, pode causar prejuízo no seu desenvolvimento.  As podas também devem ser feitas com cuidado. Logo critérios para ambos devem ser preenchidos.

Continua depois da publicidade

Leia também: o que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo

O tipo de vaso

Como podar e trocar o vaso das avencas
Como podar e trocar o vaso das avencas — Reprodução Canva Pró

As avencas adoram o solo úmido. Portanto, deve-se verificar se o vaso escolhido não é poroso, isso porque, esses recipientes podem absorver a água da terra, resultando na perca da umidade acelerada.

O ideal é deixar de lados vasos em madeira, bambu ou fibras naturais. E dar espaço para vasos de vidro ou plástico. Se quiser, você pode deixá-la no vaso que ela veio, e só fazer uma ornamentação externa nele.

Como trocar o vaso da avenca

Para garantir um bom desenvolvimento, a avenca precisa de um recipiente espaçoso. Porém, nem sempre o vaso em que foi plantada terá tamanho suficiente, por isso, será necessário transportá-la para outro recipiente.

Para remover a avenca do vaso, deite-o de lado, e em seguida, dê tapinhas para que ela desgrude das laterais. Depois é só o emborcar o vaso, e a planta sairá com facilidade. Feito isso, é só remover o excesso de terra, e levá-la para o novo recipiente.

A forma correta para podar

Assim a sua avenca cresceu linda e saudável, porém agora você quer podá-la para plantar novas mudas. Dessa forma para fazer isso do jeito certo alguns cuidados precisam ser tomados antes da poda.

Acompanhe o tempo

O tempo ideal para cada poda é a cada quatro meses, isso porque é o período em que sua planta irá se desenvolver. Portanto, você poderá tirar o excesso dos seus galhos sem isso comprometer a sua saúde.

É importante acompanhar o crescimento da planta de forma rotineira. Então com esse acompanhamento você conseguirá identificar galhos quebrados, e folhas mortas que se podem retirar sempre que aparecidos.

Quando podar as mudas das avencas

A primeira poda na muda deve ser feita após o seu enraizamento. Portanto, deve-se esperar o seu caule ficar verde, e em seguida, verificar se as raízes já se fixaram. Em caso positivo, retire as folhas que vieram com as mudas.

Sugestões de leitura

Se você está se perguntando como dar mais cor ao seu jardim? Confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: descubra 4 maneiras incríveis de reaproveitar bagaço do limão

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...