Anúncio

Confira um rápido guia de como evitar bolinhas nas roupas quando lavar na máquina

Aprenda a acabar com esse pesadelo de uma vez por todas

Anúncio


Não há nada mais incômodo do que após a rotina de lavar roupas, as peças quando secas estão cheias de bolinhas. Por isso, hoje, dia 05 de janeiro de 2022, no blog News Cotidiano, do Folha Go, aprenda a como evitar bolinhas nas roupas quando lavar na máquina.

Continua depois da publicidade

Já adiantamos que são dicas simples, mas bastante eficientes que deixarão as suas roupas cheirosas, macias e o melhor: sem as temidas bolinhas!

Leia também: Veja dicas úteis sobre como evitar que a máquina de lavar roupas solte pelinhos

como evitar bolinhas nas roupas
Confira um rápido guia de como evitar bolinhas nas roupas quando lavar na máquina. Foto: Canva

Então, por qual motivo aparecem as bolinhas nas roupas?

Em resumo, o principal motivo é o tecido da sua peça de roupa. Quanto mais delicado, como, por exemplo, a seda, mais chances das bolinhas dar o ar da graça. Na verdade, isso ocorre devido às fibras curtas se soltar das fibras mais longas, e assim, criam fiapos que enrolam em si mesmos. E pronto! Temos as bolinhas.

A outra razão é mais óbvia: o modo de lavagem. Portanto, é necessário prestar atenção no tipo de tecido que pode, ou não, ir para a máquina de lavar. Mas, além disso, a forma de lavar pode fazer com que as fibras se rompam e ao sair do eletrodoméstico, as bolinhas logo apareçam.

Dessa maneira, aprenda agora a evitar o atrito de tecidos, e assim, as temidas bolinhas não aparecerão. Continue a ler abaixo.

Continua depois da publicidade

Aprenda como evitar as bolinhas nas roupas antes de lavar na máquina

Sem mais delongas, daremos dicas de como impedir que as bolinhas apareçam. E o melhor: antes de colocar no eletrodoméstico. Aliás, são recomendações simples, mas que pouparão um grande trabalho.

Continua depois da publicidade

Dica de como evitar bolinhas nas roupas: Não misture tecidos e não coloque roupas em excesso

Uma dica simples, mas que certamente evitará que as bolinhas nas roupas apareçam, é evitar a mistura de tecidos. Como dito acima, o motivo para que isso aconteça, é justamente o atrito.

E quanto mais tecidos diferentes juntos em um mesmo local, a chance de aparecer é bem maior. Além disso, coloca-las no avesso na máquina é mais seguro de não ocorrer danos.

A outra dica é válida também para aumentar a vida útil da sua máquina de lavar. Ou seja, após separar os tecidos de forma apropriada, é importante considerar a quantidade de roupa a ser limpa.

Portanto, é necessário respeitar a capacidade máxima da máquina de lavar. Assim, as chances de evitar as bolinhas nas roupas serão bem maiores.

Use sacos protetores e dê preferência a sabão líquido

Muitas vezes, roupas mais delicadas, como sutiãs e calcinhas ficarão mais limpos na máquina. Contudo, para evitar danos irreversíveis, uma dica é utilizar sacos protetores.

E não há estes sacos apenas para roupas íntimas, mas, também, para tecidos delicados.

Outro fator para evitar bolinhas nas roupas é o tipo de sabão. Dessa maneira, neste caso, o sabão líquido é melhor. Mas por qual razão?

Ele gera muito menos atrito que a versão do produto em pó. E a melhor parte, é que ele pode ser utilizado tanto na máquina de lavar ou, se preferir, até mesmo na lavagem à mão.

Minhas roupas estão cheias de bolinhas, o que fazer?

Isso é algo que pode ocorrer, mas muita calma nessa hora. Afinal, nem tudo está perdido e há soluções que vão fazer com que estes fiapos saiam das roupas. Confira na pequena lista abaixo:

  • Utilize uma fita adesiva para tirar as bolinhas. Então, basta enrolar a fita na mão e deixar a parte que gruda, para fora. Dê tapinhas por toda a extensão da peça;
  • Use velcro. Assim como a fita adesiva, este tecido retirará as bolinhas e outros fiapos. Porém, lembre-se de utilizar a parte áspera;
  • A esponja de lavar a louça também é uma ótima aliada. Para isso, use a parte verde nas roupas e pronto!
  • Por fim, se nenhuma das alternativas funcionar, utilize um produto específico: o tira-bolinhas.

E estas foram algumas dicas de como evitar bolinhas nas roupas quando lavar na máquina. Se souber de mais alguma dica valiosa, deixe aqui nos comentários.

Confira também: Pano de chão e tapete podem ser lavados na máquina de lavar? Descubra agora

Jeans e branco: combinação sem erro!

Carregando comentários aguarde...
...
...