Anúncio

Por que se deve rebocar uma parede de alvenaria? Entenda agora mesmo

Entenda os motivos

Anúncio


Na hora de realizar uma construção ou alguma reforme na sua casa, é preciso se certificar de que os profissionais estão realizando o reboco das paredes da forma correta. Por conta disso, hoje, 26 de fevereiro de 2022, o Blog News Cotidiano do Folha Go explica por que se deve rebocar uma parede de alvenaria.

Continua depois da publicidade

Toda construção merece atenção

Primeiramente, uma construção, por menor e mais simples que seja, sempre tem várias possibilidades. Por isso, muitas vezes é difícil decidir qual método ou material utilizar. Ou seja, quando terminamos a alvenaria e precisamos lidar com o acabamento de uma parede, por exemplo, surge o questionamento: qual a melhor opção de reboco? Com argamassa ou gesso?

Leia também: Misturinha caseira para limpar máquina de lavar roupas; cuide da sua queridinha

Por que é necessário o reboco?

parede
Por que se deve rebocar uma parede de alvenaria? Foto:Pixabay

O reboco de parede nada mais é que uma aplicação de argamassa constituída por cimento e areia que é posta sobre os tijolos cerâmicos ou sobre os blocos de concretos, ou seja, o reboco funciona como uma espécie de impermeabilizante contra a água e também como uma superfície lisa para receber os acabamentos finais.

Argamassa

Desse modo, ao fazer a escolha de trabalhar com a argamassa, deve-se colocar três camadas de revestimento na parede: o chapisco, distribuído em contato direto com os tijolos ou blocos, o emboço, que tem a função de nivelar o chapisco, e o reboco, que impermeabiliza a superfície e melhora seu aspecto. Esse é o procedimento mais comum seguido pelos profissionais técnicos da obra.

Posts Relacionados

O que é parede 3D e como incorporá-la na decoração…

Continua depois da publicidade

Começam as liquidações da estação: veja o que…

Continua depois da publicidade

Vantagens da argamassa

Sobretudo, por ser uma massa de cimento, areia e cal, a argamassa é bastante resistente e oferece mais durabilidade para a construção. Então, essa massa tem a capacidade de formar uma camada uniforme e sólida que suporta a ação da água e protege contra infiltrações.

Reboco de parede com gesso

Desse modo, diferentemente da argamassa, que necessita que a parede esteja preparada com chapisco, emboço e reboco, o gesso pode ser aplicado diretamente nos tijolos ou blocos quando a estrutura estiver aprumada e dentro do esquadro.

Vantagens do gesso

Então, o custo da obra com o gesso é menor, porque não há tanto consumo de material e existem menos etapas de execução, o que faz com que a aplicação seja muito mais rápida e prática. Para quem quer economizar tempo e dinheiro, essa é uma ótima opção.

Leia ainda: Como evitar acidentes na cozinha? Saiba como tornar o ambiente mais seguro

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

3

Carregando comentários aguarde...
...
...