Anúncio

Receita de como fazer tomates secos caseiros: aprenda uma técnica simples e rápida

Anúncio


Sabia que tem como fazer tomates secos caseiros sem quase esforço algum? Isso mesmo! O Receitas Fáceis, do Folha Go, vai ensinar hoje (28/12) como secar os tomatinhos. Além de ser mais barato do que os que compramos no mercado, tem um sabor muito melhor!

Continua depois da publicidade

Leia em nosso blog: Salpicão especial de frango: uma receita saborosa e incrível; serve até para o Natal

Junto com o sal de cozinha, você também pode polvilhar ervas ou temperos de sua escolha
Junto com o sal de cozinha, você também pode polvilhar ervas ou temperos de sua escolha – Foto: Canva Pro

Mostraremos, na matéria abaixo, como secar tomates ao sol, no forno, bem como armazená-los. Daremos também uma lista de ideias para receitas deliciosas usando seu produto caseiro. Confira mais!

O que são tomates secos; saiba

Quando compramos tomates frescos no mercado, gostamos de comê-los em saladas, cortados em cubos, dentro de vários tipos de receitas. Mas, existe outra forma saborosa de consumir a fruta: seca.

Os tomates secos são aqueles que geralmente perderam de 80 a 90% de seu peso original com o processo de secagem. Eles perdem a maior parte da água, mas retêm açúcar e nutrientes, restando a deliciosa polpa. Um tomatinho seco é perfeito para usar em pratos onde você realmente deseja que aquele maravilhoso sabor prevaleça.

Como fazer tomates secos caseiros: 2 maneiras

Escolha uma das 3 opções e experimente a prática agora mesmo. Lembre-se que não tem como fazer tomates secos caseiros e dar errado, pois os processos são extremamente simples. Veja só!

Continua depois da publicidade

1- Secando ao sol

Essa opção é feita há séculos. Basta cortar os tomates ao meio, colocá-los em uma vasilha sobre alguns tijolos vazados (para a circulação) ou outra superfície. Polvilhe levemente com sal de cozinha, deixando que fiquem diretamente sob o sol quente.

Continua depois da publicidade

Mas, esse processo depende muito de se ter temperaturas quentes consistentes e ar seco. Se você mora em uma área úmida, a umidade torna a secagem dos tomates difícil, senão impossível.

Os tomates também precisam ser levados para dentro de casa ou para uma área protegida durante a noite. Outro desafio é que, ao secar alimentos ao ar livre, você atraia mais do que os raios de sol… Então se permita que criaturinhas indesejadas pousem sobre os tomatinhos.

2- Como fazer tomates secos caseiros no forno

Para ter como fazer tomates secos no forno não é preciso mais do que na versão acima. Entretanto, a secagem de tomates com esse processo, permite que você contorne todos os desafios associados à secagem ao sol.

Ela oferece controle total e resultados consistentes em muito menos tempo – apenas uma questão de horas. Você controla o “clima”, pode definir a hora para ligar ou desligar. Assim, seus tomates ficam em um local fechado onde as moscas não vão interferir.

Para isso, disponha os tomates em uma forma, deixando dentro do forno a uma temperatura de 180º C. De tempos em tempos, verifique a consistência para saber se já chegaram no ponto.

Perguntas e respostas sobre o processo de secagem do tomate

Você ainda tem muitas dúvidas sobre como fazer tomates secos caseiros? Pois vamos responder aos principais questionamentos acerca do assunto a seguir.

1- Qual tipo de tomate devo usar

Não há um tipo específico. Você pode usar o que tiver mais fácil acesso no mercado. Geralmente, variedades mais carnudas são recomendadas. Isso porque elas têm menos água para secar, resultando em tomatinhos mais gordos. O tamanho também não influencia em nada.

2- Como fazer tomates secos caseiros saborizados

Junto com o sal de cozinha, você também pode polvilhar ervas ou temperos de sua escolha. Em seguida, coloque para secar normalmente.

Mas, lembre-se de equilibrar na quantidade do sal. Uma vez que os tomates perdem seu peso original, e o sal acaba ficando concentrado no que sobrou da fruta.

3- Como faço para armazenar tomates secos

Coloque os tomates secos totalmente resfriados em um saco ou recipiente hermético, guardando na geladeira. Nessa temperatura, podem ser conservados por semanas.

Entretanto, preste atenção na dica a seguir. Se armazenar o produto na geladeira, não guarde na gaveta. Os tomates precisam ser mantidos secos, em um ambiente o mais livre possível de umidade. Assim, verifique com frequência para ver se há sinais de mofo, descartando o que encontrar ruim.

4-Como usar nas receitas

As possibilidades são infinitas, mas aqui estão algumas ideias para você começar:

  • Saladas de macarrão;
  • Molhos;
  • Sopas;
  • Sanduíches;
  • Pratos de antepasto;
  • Almôndegas;
  • Risoto;
  • Ovos mexidos;
  • Salada Caprese;
  • Pizzas;
  • Marinados;
  • Entre outros.
Tomates secos (Imagem CyberCook)

Viu só? Tem como fazer tomates secos caseiros de forma prática, segura, econômica e saborosa. E você? Como faz e usa os tomatinhos secos? Comente aqui embaixo! Adoraríamos saber!

Veja também: Tempero especial para frango de Natal: veja como ter uma ave na ceia economizando muito

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais