Congelar e descongelar carnes: aprenda quais os cuidados necessários; confira

O processo de congelar e descongelar carnes, às vezes se torna um problema para algumas pessoas. Isso, por ser a carne um alimento extremamente perecível. Assim é importante tomar alguns cuidados, para garantir a segurança e sua conservação adequada. Portanto, aqui no Blog Receitas Fáceis, você vai aprender hoje 06/01, o processo completo e seguro para congelar e descongelar carnes, e ainda algumas dicas essenciais.

Existem muitas dúvidas sobre qual o processo mais adequado de conservação das carnes. Muitos questionamentos sobre como congelar novamente, isso após  já ter sido descongelada. E antes de falarmos com mais detalhes, já saiba que essa prática não é recomendada. Pois a carne tem uma perda de líquidos, e até de sabor.

Leia aqui: Suco natural: como se pode conservar mais tempo para consumo; confira 4 dicas importantes

Além disso, esse processo de descongelar e congelar novamente implica em multiplicação dos microrganismos contidos na carne, que são prejudiciais para à saúde. Portanto, não é recomendado por órgãos de controle e de saúde.

Então veja o conteúdo que preparamos para que você não erre mais ao descongelar suas carnes em casa! Confira a seguir.

descongelar carnes (Imagem Uol)

Como descongelar carnes corretamente: saiba  algumas dicas

Para evitar riscos para a sua saúde ao descongelar a carne de maneira inadequada, prefira fazer seguindo dicas de segurança. Então, atenção ao processo para obter uma carne suculenta e principalmente que não faça mal para à saúde.

Para congelar

  1. Para congelar as carnes, coloque-as em temperatura de -18°C, e respeitando a validade indicada pelo fabricante.
  2. Não congele peças inteiras de carnes, sempre congele em porções, com embalagens individuais. Isso facilitará o descongelamento das quantidades necessárias.

Contudo, se a carne estiver crua, não deixa-a exposta na geladeira, armazena-a na geladeira à 4°C, em potes herméticos ou embalagens adequadas.

Adicionalmente, se o congelador não alcançar a temperatura de -18°C, ou ter a porta aberta com muita frequência ao longo do dia, considere a validade de, no máximo 30 dias para consumo.

Ademais, a carne moída possui um tempo de validade diferente do que a carne em pedaços, ela dura em média 03 meses no congelador, enquanto as carnes cortadas, duram até 05 meses, com a temperatura adequada. Fique atento!

Para descongelar

  1. Para descongelar, não deixe a carne em temperatura ambiente por algumas horas ou uma noite inteira, deixe-a na geladeira de um dia para o outro.
  2. Caso necessite descongelar uma carne rapidamente, utilize o micro-ondas, na função descongelar.
  3. Ou deixe submersa em água fria, trocando-a de meia em meia hora, (um processo mais trabalhoso que o da geladeira);
  4. Ou levar diretamente no forno ou panela no fogo, mas infelizmente esse processo embora seja seguro, de fato tira a suculência da carne.

Qual a importância de ter cuidados ao descongelar carnes

De acordo com as orientações da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a temperatura ideal para descongelar carnes deve ser abaixo de 5ºC.  Contudo, é muito comum ver o descongelamento ao sol ou em temperatura ambiente por várias horas.

Contudo, o descongelamento das carnes feito dessa forma traz riscos para a saúde, pois além da carne está perdendo líquidos, também perde suas vitaminas e o seu sabor. Consequentemente, está suscetível a acelerar a proliferação de microrganismos responsáveis por infecções variadas no organismo.

descongelar carnes
Descongelar carnes | Reprodução: Rawpixel

Quais são as doenças que podemos adquirir com descongelamento errado

Os microrganismos presentes na carne ao congelar e descongelar, ou com o processo de descongelamento incorreto proliferam muito mais rápido. Tal atitude pode causar doenças que são conhecidas como DTA – Doenças de Transmissão Alimentar, onde a mais comum é a Toxinfecção Alimentar.

Ao realizar a ingestão de um alimento contaminado, os principais sintomas são:

  • Desconforto abdominal;
  • Náuseas;
  • Vômitos;

E os sintomas podem evoluir para problemas mais sérios, interagindo com problemas preexistentes, como condições autoimunes, entre outros.

Portanto, esteja bem atento aos cuidados ao congelar e descongelar suas carnes, preservando sua saúde e de sua família, além de garantir uma carne saborosa e de qualidade nutritiva.

Veja também: Aprenda 04 cuidados essenciais no manuseio do micro-ondas com segurança

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais