Quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol? Confira agora mesmo

Você vai se surpreender com a recomendação dos nutricionistas

Se você é o tipo de pessoa que adora e acha importante conhecer as propriedades nutricionais dos produtos que consome, esse artigo foi feito para você! Isso porque nessa quarta-feira (08/09) o Blog Receitas Fáceis do Folha Go vai te informar quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol.

Esses óleos são bastante utilizados na culinária, no preparo de diversas receitas e são consumidos diariamente. Por essa razão, é super importante saber o que diferencia cada tipo e qual o mais ideal se você está buscando melhorar a alimentação; ou seja, torná-la mais saudável e assim diminuir os riscos de ficar doente. Afinal de contas, diversas doenças surgem devido aos maus hábitos na alimentação.

Quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol

O óleo de cozinha é consumido todos os dias. Seja na carne, no arroz, no feijão, no tempero das saladas, na batata frita e até nos refogados, ele está se fazendo presente.

Assim sendo, você sabe quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol? Caso a resposta seja não, hoje você vai saber qual a melhor opção para ter em casa.

Confira ainda: Como cozinhar feijão mais rápido: veja dicas que vão te ajudar com a rotina

Óleo de soja

Quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol? Confira agora mesmo
Quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol? Confira agora mesmo – Imagem: Divulgação getty images

O óleo de soja tem uma quantidade de gordura saturada (aquela que aumenta o colesterol) relevante. Mas não chega a ser danoso para o organismo.

Além disso, esse tipo é mais completo, pois tem ômega 3 e 6, gorduras boas que garantem diversos benefícios para a saúde, pois ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentam a capacidade de memorização e aprendizado e melhoram a saúde do sistema imunológico.

Óleo de canola

Já o óleo de canola tem um teor muito baixo de gordura saturada, porém apresenta apenas o ômega 3 em sua composição, sendo um pouco menos completo se comparado com o óleo de soja.

Essa opção é um pouco mais cara, mas apresenta gordura monoinsaturada, capaz de reduzir o LDL e conceder ao organismo bastante vitamina C, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e impede, portanto, o envelhecimento precoce.

Óleo de girassol

Os óleos de milho e de girassol têm uma composição super semelhante. Eles são os mais comuns e contém poucas gorduras saturadas e mais gorduras poliinsaturada; isto é, gordura que faz bem para a saúde, como a famosa ômega 3.

Em resumo

Agora que você conhece as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol, ficou fácil saber qual o melhor tipo… é o óleo de soja!

Isso porque ele é um tipo de óleo completo, contendo gorduras boas e com preço acessível. Contudo, os nutricionistas recomendam a utilização dos três tipos, pois cada um é indicado para o preparo de pratos diferenciados; confira:

  • óleo de soja – refogados, molhos, frituras e massas;
  • canola – carne, grelhar, fritar e temperar saladas;
  • girassol – frituras, carnes, assados, grelhados.

Confira agora: Dicas na escolha e uso de especiarias e temperos para combinar com alimentos

Veja dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne. O especialista explica, portanto, quais as melhores carnes para hambúrguer, o melhor local para comprar o produto e muito mais.

YouTube video

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais