Anúncio

Qual melhor lugar para armazenar ovos: dentro ou fora da geladeira? Veja agora mesmo dicas necessárias

Saiba como fazer com que o alimento dure mais tempo

Anúncio


Os ovos fazem parte da nossa alimentação de forma cotidiana, seja no bom e velho ovo mexido no café da manhã ou no bolo e quem sabe até numa salada mais elaborada. No entanto, você já se preguntou qual melhor lugar para armazenar ovos? Pois bem, nessa terça-feira, 16 de novembro de 2021, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go traz essa informação super necessária e útil.

Continua depois da publicidade

Com o armazenamento correto, os ovos durarão mais tempo e você não precisará ir ao mercado frequentemente para comprar o alimento. Além disso, consumir ovo regularmente é super benéfico para a saúde, pois ele é um dos alimentos mais completos que há.

Qual melhor lugar para armazenar ovos?

Alguma vez na vida você já se preguntou ou vai se perguntar qual melhor lugar para armazenar ovos. Isso porque alguns dizem que o alimento precisa ser refrigerado, outros dizem que podem permanecer em temperatura ambiente… mas então, qual a forma correta?

Antes de saber mais sobre o assunto, você também já se preguntou porque as pessoas tendem a colocar quase tudo na geladeira? De forma errada, as pessoas acreditam que refrigerar os alimentos vai fazer com que eles durem mais tempo.

No entanto, não são todos os alimentos que precisam ficar todo tempo na geladeira, sejam eles naturais ou industrializados.

Isso porque esses alimentos que não precisam ficar na geladeira possuem acidez, sal e açúcar em sua composição, o que os tornam microbiologicamente seguros para ficarem em temperatura ambiente. Como é o caso dos tomates, abacates, ketchup, cebolas, batatas e diversos outros.

Continua depois da publicidade

Mas e com relação ao ovo? Pois bem, voltamos ao cerne da questão! Os ovos devem ser armazenados dentro da geladeira, não porque vão durar mais tempo, mas sim porque não vão sofrer variações de temperatura.

Continua depois da publicidade

Portanto, é justamente a variação de temperatura que faz com que os ovos estraguem rapidamente. Dessa forma, mantenha o alimento no eletro, mesmo se for consumi-lo rapidamente, em questão de dias, e durante os meses mais frios.

Leia também: Conheça o segredo para o ovo não grudar na panela de alumínio quando fritar! Confira

Qual o lugar correto de armazenar os ovos?

Qual melhor lugar para armazenar ovos: dentro ou fora da geladeira? Veja agora mesmo dica necessária
Qual melhor lugar para armazenar ovos: dentro ou fora da geladeira? Veja agora mesmo dica necessária – Imagem: Canva Pro

Essa é outra dúvida que não foi respondida pelas empresas que fabricam as geladeiras. Se você notar, principalmente com relação aos modelos mais antigos, a área destinada aos ovos é na porta, não é mesmo?

Contudo, de acordo com os especialistas, a porta da geladeira é o pior lugar para armazenar os ovos, pois é justamente nessa parte que acontece a maior variação na temperatura, por conta do abre e fecha constante.

Além disso, é o lugar perfeito para o desenvolvimento de várias bactérias, incluindo a temida salmonela que causa intoxicação alimentar e, em casos mais graves, problemas sérios de saúde.

Dessa maneira, qual o melhor local para armazenar os ovos na geladeira? Nas primeiras prateleiras, cuja temperatura é mais baixa.

O ovo deve ser guardado higienizado?

De preferência, não! É recomendado que se higienize apenas o recipiente que vai estar em contato direto com a geladeira.

No momento do consumo do ovo é que se deve lavá-lo com água corrente e detergente neutro. Ademais, é importante guardar os ovos bem tampados.

Leia ainda: Como saber se os ovos estão seguros para o consumo? Confira dicas para a segurança alimentar

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais