Anúncio

Como saber se os ovos estão seguros para o consumo? Confira dicas para a segurança alimentar

Veja métodos simples para consumir o alimento com segurança

Anúncio


Super completo e nutritivo, o ovo é um alimento indispensável para qualquer dieta. O seu consumo diário garante diversos benefícios para a saúde e ele é matéria prima para inúmeras receitas. Contudo, assim como qualquer outro alimento, pode estragar. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (04/11) dicas sobre como saber se os ovos estão seguros para o consumo.

Continua depois da publicidade

Dicas sobre como saber se os ovos estão seguros para o consumo

Certamente, alguma vez na vida, você quebrou um ovo junto com outros ingredientes e percebeu que ele não estava bom. Resultado: tudo foi para o lixo. Para evitar que isso aconteça novamente, é interessante e importante saber quando o ovo não está bom para o consumo. Assim, confira dicas sobre como saber se os ovos estão seguros para o consumo.

Leia também: Passo a passo culinário: confira agora mesmo dicas de como fazer conservas de legumes

Chacoalhe os ovos

Essa dica é quase que instintiva e você provavelmente já deve ter feito. Afinal, ela ajuda a verificar se o ovo é fresco e está seguro para o consumo. Isso decorre do fato de que quando você chacoalha o ovo fresco ele não faz nenhum barulhinho, bem como balança pouco. Já no caso do ovo velho, há mais ar e o conteúdo é menor. Fez barulhos? Pois bem, evite usar esse ovo e passe ao próximo!

Água e tigela para saber se os ovos estão seguros para o consumo

Para você

Qual melhor tipo de macarrão para servir com molho…

Continua depois da publicidade

5 passos para fazer um arroz gostoso e soltinho

Continua depois da publicidade
Como saber se os ovos estão seguros para o consumo
Como saber se os ovos estão seguros para o consumo? Confira dicas para a segurança alimentar – Imagem: Canva Pro

A dica da tigela e água também é super válida e tem o mesmo princípio anterior: a bolsa de ar. Quando colocado em uma tigela com água, o ovo fresco desce até o fundo do recipiente. Já o ovo velho, indevido para o consumo, flutua ou aponta para cima, devido à maior quantidade de ar presente no seu interior. Portanto, observe bem o movimento que o ovo faz antes de colocá-lo em sua receita.

Faça a prova dos nove

A prova dos nove relacionado à qualidade do ovo é a mais assertiva, pois você vai literalmente verificar a textura do ovo antes de consumi-lo. Para isso, quebre o ovo em um recipiente e verifique pontos importantes como cor da gema e odor. Caso ele tenha um cheiro forte, esteja com uma coloração mais escura e a clara apresente manchas, o ovo certamente está estragado.

Leia ainda: Como deixar verduras fresquinhas e crocantes por mais tempo: confira dicas essenciais

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais