Anúncio

Bacalhau com batata: receita portuguesa ideal para o almoço de domingo

Receita perfeita para um almoço familiar de fim de semana

Anúncio


A receita que o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou para você, hoje (21/02), é de origem portuguesa. Assim, diretamente das tradições portuguesas para sua mesa, em seu almoço com a família no domingo. A receita é o bacalhau com batata, prato que além de ser saboroso é bem nutritivo e fácil de preparar. De igual modo o tempo de preparo é de apenas 1 hora, e rende até 6 porções.

Continua depois da publicidade

Como fazer bacalhau com batata

A receita de bacalhau com batata não é difícil de ser preparada, contudo, observe e siga o passo a passo no decorrer da matéria, e assim evitar erro. Entretanto, não se preocupe, não precisa ser um chef para preparar a receita.

 Leia também: Escondidinho de mandioca com carne moída: pronto em 45 minutos 

Ingredientes do bacalhau com batatas

  •  500g de Bacalhau (já dessalgado previamente);
  • 5 ovos cozidos;
  • 4 batatas grandes;
  • azeitonas Pretas;
  • 2 cebolas;
  • 3 dentes de Alho;
  • azeite a gosto;
  • 2 folhas de Louro;
  • sal;
  • pimenta-do-Reino;
  • salsinha a gosto.

  Modo de preparo da receita

Receita para o almoço bacalhau com batata
Receita-de-bacalhau-com-batata para o almoço (Fonte: Freepik)

Primeiramente, lave as batatas para higienizar e adicione em uma panela com água para cozinhar.  Adiante, deixe cozinhando por cerca de vinte minutos.

Mas observe para que as batatas não fiquem  cozidas demais. Visto que, é necessário que estejam mais durinhas para se dar continuidade no andamento da receita.

Em seguida, em outra panela, adicione o peixe dessalgado para cozinhar por cinco minutos. Após esse período, desligue o fogo. Aguarde enquanto o peixe esfrie, após desfie o peixe e o reserve.

Continua depois da publicidade

Logo depois, descasque e corte as batatas em rodelas, tempere todas elas com sal. Agora em uma frigideira coloque azeite e doure os dois lados das batatas (selando) e reserve.

Coloque em uma panela, o azeite, as cebolas previamente picadas, a folha de louro, o alho, o sal e a pimenta a gosto, e deixe refogar os ingredientes. Logo após, adicione o peixe junto, e deixe refogar mais um pouco.

Por fim, separe uma assadeira e unte com azeite, a seguir, adicione uma camada de batatas picadas, e uma do preparo com o bacalhau. Assim, repita o processo enquanto restarem ingredientes.

Por cima da montagem de batata e bacalhau, adicione os ovos cozidos picados e as azeitonas. Então regue tudo com mais azeite.

Nesse momento, leve a assadeira ao forno preaquecido em 180 °C, e deixe por 15 minutos. Desligue e sirva ainda quente. Fica perfeito!

Sugestão de consumo do bacalhau com batata

Essa receita especial é uma ótima opção de prato principal para um almoço com a família. Sugerimos que a receita seja servida acompanhada de arroz branco soltinho, e ainda uma deliciosa salada mix de folhas.

Assim, ofereça aos seus convidados esse prato, e ainda, um saboroso suco natural gelado. Portanto, garantindo o sucesso total ao almoço especial do dia.

Veja também: Carne Assada Na Panela De Pressão; Veja Como Preparar Uma Receita Suculenta

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma receita muito especial: O Recheio de Frango Universal.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais