Anúncio

Costelinha de porco assada no forno com barbecue: igual dos restaurantes

O prato é bonito, suculento e dá água na boca só de olhar

Anúncio


Se você já gosta da carne de porco, vai simplesmente amar essa receita de costelinha de porco assada no forno com barbecue. A receita que o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai apresentar hoje (17/02) tem toda a suculência que a carne precisa e um sabor inigualável em 5 porções, que ficam prontas em 70 minutinhos. Vamos lá?

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer a costelinha de porco assada no forno com barbecue

A carne do porco é amplamente consumida em muitos países. Vários cortes são preparados de diversas maneiras, priorizando o sabor sempre.

Hoje em dia, com a redução da gordura dessa carne, agora é possível comer sempre, mantendo a dieta equilibrada. Além de compor o conjunto de hábitos saudáveis, a proteína suína é bastante saborosa.

Mas, uma dica antes de fazer a costelinha: verifique se os pedaços estão rosados, tenros, porém firmes, finos, elásticos, suculentos, sem muita gordura. Essa é a carne boa para deixar o prato perfeito.

Quanto ao barbecue existe uma história curiosa: sua criação data de meados dos anos 1600, na América do Norte. O primeiro molho barbecue foi produzido de maneira comercial apenas em 1923.

Hoje, seja industrializado ou caseiro, esse molho é um dos mais consumidos do mundo todo. A combinação que se faz entre a carne do porco e o barbecue é muito harmônica, sendo esta uma parceria de bastante sucesso.

Continua depois da publicidade

Assim, confira a seguir a receita suculenta de costelinha de porco assada no forno com barbecue. Não perca nenhum detalhe dessa delícia, que pode ser servida com arroz branco.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Churrasco Bem Caprichado: Chef De Cozinha Ensina Os Segredos…

Ingredientes

Confira o que será preciso:

  • 2 kg da costelinha aferventada na água fervendo;
  • 1 colher de sopa do óleo;
  • 1/2 xícara de chá do açúcar mascavo;
  • 1/2 xícara de chá do vinagre branco;
  • 2 colheres de sopa da cebola picadinha;
  • 2 colheres de sopa do molho inglês;
  • 1 folhinha de louro;
  • 1 colher de sopa de chilli (pó);
  • 2 xícaras de chá do catchup;
  • 1/2 xícara de chá (água);
  • Pimenta e sal ao seu gosto.
Hoje, seja industrializado ou caseiro, esse molho é uma receita de molho mais consumida do mundo todo
Hoje, a receita, seja industrializado ou caseiro, tornou-se um dos molhos mais consumidos do mundo todo – Foto: Canva Pro

Passo a passo

Para fazer a costelinha, espalhe um pouco de sal pela carne, colocando-a para ferventar por cerca de 10 minutos. Escorra essa água, arrumando as costelinhas na assadeira, cobrindo com o papel alumínio. Assim, leve para assar no forno a uma temperatura de 180º C por mais ou menos 40 minutos.

Enquanto isso, vamos ao molho. Assim coloque o óleo na panela, refogando a cebola. Adicione o açúcar, bem como o vinagre, deixando dissolver. Adiante acrescente o catchup, molho inglês, louro, chilli e água, cozinhando por aproximadamente 30 minutos até que o molho engrosse. Em seguida tempere ao seu gosto, coe e deixe reservado.

Depois de uns 40 minutos, retira-se as costelinhas do papel alumínio.  Pincele o molho por toda a carne e aumente um pouco a temperatura, para que o forno fique mais quente, deixando a costelinha assar por mais ou menos 10 minutos.

Então pincele outra vez o molho, assando por mais uns 5 minutos, repetindo a operação. Serve-se o prato com mais molho em um vasilhame à parte.

Sugestão para acompanhamento

Uma sugestão de acompanhamento para a costelinha de porco assada no forno com barbecue, como citado acima, é o arroz branco, ou até uma salada. Mas, um vinho também é uma ótima pedida para saborear essa delícia. Experimente!

Portanto, confira também: Salada De Berinjela Com Molho Especial De Iogurte: Opção Saborosa

Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais