Anúncio

Como fazer cuscuz tradicional; receita light e saborosa para qualquer refeição

Aprenda a fazer uma das mais versáteis comidas nordestinas, o cuscuz tradicional

Anúncio


O cuscuz tradicional, também conhecido como simples, de milho ou nordestino é uma receita bem fácil de fazer e vai bem com diversos tipos de acompanhamentos. Veja agora essa passo a passo de hoje, 03/02, do Receitas Fáceis, no Folha Go.

Continua depois da publicidade

 

O cuscuz tradicional é uma das mais populares comidas nordestinas
O cuscuz tradicional é uma das mais populares comidas nordestinas. Foto: Getty Images.

Você vai se surpreender com a facilidade dessa receita! Veja agora os ingredientes, quantidades e o passo a passo para preparar esse cuscuz de milho.

Logo depois, leia: Fricassê de frango tradicional: aprenda uma receita especial para a o almoço em 30 minutos

Como fazer o cuscuz tradicional

Para essa receita você vai usar pouquíssimos ingredientes, além de levar apenas 35 minutos desde o preparo até ficar pronto. A receita a seguir serve aproximadamente 8 porções.

Fique atenta as quantidades e aos itens que vão no cuscuz tradicional, mas principalmente tenha muita atenção no tempo do preparo, isso fará toda a diferença no resultado final.

Continua depois da publicidade

Veja agora quais ingredientes você vai precisar e como fazer essa receita tradicional do nordeste brasileiro, que é o cuscuz.

Continua depois da publicidade

Ingredientes do cuscuz tradicional

  • Farinha de milho em flocos, 2 xícaras de chá
  • Água, 1 xícara de chá
  • Sal, 1 colher de chá rasa

A segui, leia também: Bolo de milho verde: um bolo que surpreende por sua praticidade e sabor; confira

receita de cuscuz tradicional
Além de fácil e rápido, o cuscuz é uma comida barata e versátil, pode ser acompanhada de diversas formas, desde uma manteiga, até carne vermelha ou frango. Foto: Getty Images.

Modo de preparo

  1. Em uma vasilha seca adicione a farinha de milho e o sal. Comece misturando bem os dois, pode ser com uma colher, ou até mesmo com as mãos;
  2. Logo depois, assim que estiver bem misturado o sal na farinha, acrescente a água aos poucos e vá misturando. O ponto certo varia de marca para marca de farinha, por isso fique atenta ao momento certo de parar com a água;
  3. Continue misturando, pode ser com as mãos, e pare quando você juntar um pouco da massa e ela não esfarelar;
  4. Deixe essa mistura do cuscuz tradicional descansar por mais ou menos 20 minutos, lembrando que a massa deve ficar úmida e não ensopada;
  5. Enquanto a massa descansa, prepare o cuscuzeiro: coloque água e cubra com a base de furinhos;
    Depois que a massa descansou, coloque na panela e arrume bem, só não pressione muito a massa, do contrário ela não vai cozinhar direito, mas também não deixe muito solto, se não ele vai esfarelar na hora de servir;
  6. Leve para o fogo médio e deixe lá por uns 15 minutos ou até que comece a cheirar e massa esteja firme;
  7. Sirva quente e finalize com uma manteiga.

Acompanhamentos para o cuscuz tradicional

O cuscuz nordestino vai muito bem com uma manteiga e um cafezinho para acompanhar, é uma ótima refeição de jantar ou café da manhã. Mas, se você quiser, vá além disso e transforme em um almoço também.

Carne de sertão, bacon, calabresa, carne do sol e outros cortes do tipo fritos ficam muito bem acompanhando um cuscuz levinho. Adicionado outros temperos como cheiro verde se transforma em um cuscuz temperado muito saboroso.

Mas se seu desejo é manter como café da manhã ou jantar, no lugar da manteiga, molhe seu cuscuz tradicional com leite seja de vaca ou de coco.

Por fim, leia: Bolo de milho verde: um bolo que surpreende por sua praticidade e sabor; confira

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais