Anúncio

Requeijão caseiro: confira esse preparo com apenas 4 ingredientes

Uma receita caseira extremamente prática de fazer.

Anúncio


Que tal aquele pãozinho pela manhã com um delicioso requeijão caseiro? Por isso, hoje 25/03, aqui no Blog Receitas Fáceis, você vai aprender a preparar em casa, seu próprio requeijão. E com o tempo médio para finalizar a receita em até 02h, mas com um rendimento de cerca de 450 a 500g. Dessa forma obtendo um requeijão delicioso e prático, e claro, livre de conservantes.

Continua depois da publicidade

Como aprender a receita de requeijão caseiro

De fato, ao fazer o requeijão caseiro, estamos buscando por mais saúde e menos alimentos com produtos químicos. Afinal uma opção caseira é sempre muito mais saudável. Dessa forma, você consegue ter alimentos ricos em nutrientes para você e sua família.

Além disso, o requeijão feito em casa você pode ser utilizado de diversas formas. Tanto na versão pura, quanto como base de ingredientes para outras receitas, como para fazer um patê e até um fricassé.

Agora sim, vamos aos ingredientes necessários (que são poucos), para que você possa ter um delicioso requeijão caseiro na sua casa! Veja a seguir.

Leia aqui: Biscoito de abacaxi com coco: pronto em apenas 15 minutos para o café

Ingredientes

  • 01 litro de leite integral;
  • 02 colheres de sopa de suco de limão;
  • 25g de manteiga;
  • ½ colher de chá de sal.

Modo de preparo

receita de requeijão caseiro
Receita de requeijão caseiro | Reprodução: Imirante.com

Primeiramente, antes de iniciar a receita, vamos a uma dica que faz toda a diferença! Utilize o leite fresco (aquele que é encontrado na geladeira dos supermercados), evite o leite de caixinha, ele já é um alimento super processado. Busque alimentos mais saudáveis.

Continua depois da publicidade

Iniciando a receita do requeijão caseiro

Coloque todo o leite em uma panela e deixe fervendo, ao levantar fervura, retire apenas 1/2 xícara de chá desse leite, e deixe reservado. Com o conteúdo deixado na panela, coloque o suco do limão e mexa. Desligue o fogo, e deixe reservado por 05 minutos.

Entretanto, você pode observar que o ácido presente no limão resultará em grumos de leite, que é conhecido como leite talhado. Esse é um momento especial no preparo da receita! Observe a formação dos grumos, e a parte amarela do leite.

Se não houver muitos grumos formados, ferva o leite novamente! Para que dessa forma, novos grumos se formem.

Finalizando o preparo da receita de requeijão caseiro

A seguir, pegue um filtro de papel ou um pano limpo, bem fino. Com isso, forre uma peneira e a posicione sobre uma outra panela ou uma tigela funda.

Então, transfira o leite talhado para a peneira, apertando bem com uma espátula para remover a maior quantidade de soro possível. Quanto maior for a quantidade de soro removida, mais cremoso o requeijão ficará!

Transfira essa massa sólida que se apresenta como um queijo para o liquidificador e misture com a xícara de leite fervido reservado antes, no início da receita. Em seguida, coloque a manteiga e o sal e bata bem. Será formado nesse momento um creme liso, e se isso não ocorrer, raspe as laterais e siga batendo.

Então, adicione o requeijão ao pote de vidro e deixe esfriar completamente. Ele deve ser armazenado na geladeira, em um pote hermético. Ademais, a validade desse requeijão é de 5 dias em geladeira.

Veja também: Ovo mexido cremoso com especiarias no café da manhã

 Dicas para fazer um bolo perfeito

Janaína Barros apresenta dicas da confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre como fazer um bolo muito especial e não errar.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais