Anúncio

Sobremesa cartola: um doce tradicional e muito saboroso; confira

Anúncio


Cartola é um doce tipicamente brasileiro e que você precisa provar e aprender a fazer, afinal é bem fácil! Venha conferi, na matéria de hoje, 07/01, aqui no Receitas Fáceis, do Folha Go, como fazer essa sobremesa nordestina.

Continua depois da publicidade

Logo depois, leia mais no nosso blog: Bolo de banana molhadinho e gostoso: aprenda agora como fazer

Aprenda a fazer o cartola, um doce fácil e extremamente gosto
Aprenda a fazer o cartola, um doce fácil e extremamente gosto. Foto: Divulgação/Gustavo Penteado.

O doce cartola representa a cultura e a história brasileira, descubra como preparar, e um pouco mais de como surgiu essa receita tão famosa, e que se espalhou para diversos estados do país. Veja agora.

Como fazer cartola

Preste muita atenção porque chegou a hora da lista de ingredientes e o modo de preparo. Apesar de ser uma receita fácil e rápida, o doce cartola tradicional precisa de ingredientes típicos do nordeste.

A receita a seguir serve uma pessoa, ou seja, rende uma porção, para mais pessoas basta ir dobrando as quantidades de ingredientes. O preparo é muito rápido, por volta de 10 minutinhos você já deve está provando esse doce maravilhoso.

Ingredientes do cartola

  • Queijo do norte, 1 fatia grossa;
  • Banana, 1 banana da prata não muito madura;
  • Manteiga, apenas para fritar a banana;
  • Açúcar e canela para polvilhar.

Em seguida, leia mais: Biscoitinho de maçã com canela: delicioso e fácil de fazer para seu café

Continua depois da publicidade

Como preparar

  1. Comece cortando a banana no sentido longitudinal e frite na manteiga;
  2. Em seguida, pegue a fatia de queijo e frite até que ele amoleça, mas não deixe derreter por completo;
  3. Logo depois, misture o açúcar e canela ao seu gosto e reserve;
  4. Consequentemente, pegue o prato em que for servir o cartola e coloque na seguinte ordem: faça uma camada da banana frita e por cima dela o queijo;
  5. Finalize polvilhando o açúcar com a canela em todo o queijo, de forma que cubra a superfície por completo.

Coma e sirva preferencialmente na hora. Ora, esse doce normalmente é degustado quente mesmo, para aproveitar bem o queijo amolecido, mas o sabor da banana recém frita.

Os tipos de ingredientes

A receita original é feita com o chamado queijo do norte, conhecido também como queijo manteiga, queijo do sertão ou requeijão de corte. É um tipo muito presente e conhecido nos estados no Nordeste do Brasil.

Esse ingrediente geralmente é encontrado em feiras típicas, mercados com culinária sertaneja, por exemplo.

Já a banana, a ideal é aquela da prata, menor que a banana nanica. Importante lembrar isso, porque algumas pessoas confundem. E é bom lembrar também que a fruta tem que estar firme, não verde, nem muito madura.

Essa questão do ponto da banana, garante que ela esteja doce e saborosa e não se desmanche quando for frita e nem quando for consumida.

Adaptações

Se o queijo e a banana não forem encontradas da maneira que a receita do cartola pede, não precisa deixar de fazer, mas adapte.

Você pode usar o queijo coalho e banana da terra. Essa versão é igualmente gostosa e fácil de fazer. A combinação do sal com o doce, mas o toque do açúcar com canela é a verdadeira essência. Veja a seguir um vídeo dessa receita, e depois faça e experimente o cartola.

Gostou dessa receita? Logo depois leia essa também: Chá de canela e gengibre; confira os benefícios para o bem-estar

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais