Anúncio

Tutu à mineira: aprenda a fazer um prato que é “bão dimais da conta, sô”

Até quem não é mineiro adora esse prato!

Anúncio


O Receitas Fáceis, do Folha Go, está bem mineirinho nesta data (16/01). E não é à toa, afinal vem trazendo um prato “pra lá de bão”: o chamado tutu à mineira.

Continua depois da publicidade

Portanto, leia também: Wrap fit de frango: uma opção saudável para o lanche do final do dia

Desde as primeiras investidas dos bandeirantes no interior de Minas, o prato já podia ser visto nas casas dos escravos
Desde as primeiras investidas dos bandeirantes no interior de Minas, o prato já podia ser visto nas casas dos escravos – Foto: Canva Pro

Mas, mesmo com toda a ambientação e fundamentos na culinária de Minas Gerais, o prato tem suas origens na África, sabia? Pois, continue com a leitura para entender um pouco mais dessa história e para conhecer a receita de dar água na boca.

De onde surgiu o tutu

Como citamos ali acima, o termo tutu tem origens africanas. Apesar de ser uma comida que todos acreditam ter sido inventada nas Minas Gerais, ela veio de outro lugar.

Desde as primeiras investidas dos bandeirantes no interior de Minas, o prato já podia ser visto nas casas dos escravos. Ele era preparado aproveitando o caldo da sobra do fundo dos panelões em que se cozinhava o feijão.

Assim, para engrossar, era usada a farinha da mandioca. Os feijões, especialmente o preto, era um tipo de alimento essencial para os escravos.

Continua depois da publicidade

Eles, muitas vezes, saíam em expedições à procura de pedras preciosas nos leitos dos rios, de ouro, bem como de sedimentos valiosos. Além de o feijão ter um cultivo fácil, crescia rapidamente, pois o solo era fértil.

Continua depois da publicidade

Sem contar que esse alimento tem bastante ferro, o que fortalecia o organismo dos escravos, deixando seus braços fortes também. Afinal, era preciso ter forças para suportar o trabalho árduo de sol a sol.

Com o tempo, o tutu à mineira foi subindo de patamar, indo parar na mesa dos senhorios. Dessa forma, ganhou diversos outros ingredientes, alguns até bem sofisticados e bastante espaço na culinária.

Assim, confira mais: Bolo de chocolate fit: uma receita para comer sem culpa; e sem fugir da dieta

A consistência é mais mole, para que não fique muito seco depois
A consistência é mais mole, para que não fique muito seco depois – Foto: Canva Pro

Receita de tutu à mineira

Para fazer um delicioso tutu à mineira, além do feijão é indispensável usar o alho, o bacon e a cebola. Um detalhe da receita original é que antes se usava o “toucinho defumado” no lugar do bacon, o que, no fim das contas, é a mesma coisa.

Assim, a farinha da mandioca e uma pimentinha das boas também não podem faltar. Ademais, serve-se o tutu juntamente com arroz branco, molho com cebola, molho de tomate, ovo cozido e aquela couve refogada na manteiga de lamber os beiços.

Veja só a receita a seguir. Ela serve 8 pessoas e fica pronta em 50 minutos.

Ingredientes

Confira a lista de tudo o que será necessário:

  • 1/2 kg do feijão carioquinha cozido;
  • 2 cebolas de tamanho médio cruas e picadas bem pequenininhas;
  • 3 cebolas de tamanho grande cortadas em rodelas;
  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • Farinha da mandioca o quanto necessário para dar o ponto ao tutu;
  • Pimenta e sal ao seu gosto;
  • 2 colheres de sobremesa de cachaça;
  • 1/2 kg da linguiça de porco frita (ou calabresa);
  • 2 ovos inteiros cozidos;
  • 200 gramas de bacon cortado em cubinhos e frito
  • 1 molho de couve picada bem fininha.

Modo de preparar o tutu à mineira

Primeiramente cozinhe o feijão, e reserve o caldo. Depois frite o bacon e o reserve a gordura.

Agora, para fazer o tutu á mineira, você deve bater no liquidificador o feijão juntamente com o caldinho em que ele cozinhou. Em seguida, na gordura em que se fritou o bacon, doure a cebola e refogue o feijão já batido, com os dentes de alho amassados.

Adicione a pimenta, o sal e a cachaça. Assim, verifique o tempero e acerte, se necessário. Quando começar a ferver, coloque a farinha aos poucos, e vá mexendo até ficar no ponto de pirão.

Em seguida, misture a linguiça e o bacon. Retire do fogo e despeje em um refratário grande. Enquanto isso, coloque a manteiga em uma panela, derretendo-a. Refogue a couve até que ela murche e fique bem macia.

Refogue as cebolas em rodelas no óleo, distribuindo sobre o tutu. Depois coloque a couve refogada, enfeitando por último com os ovos cozidos.

Gostou dessa receita de tutu à mineira? Pode confessar que deu água na boca, não foi? Você conhece algum outro prato de Minas que também dá vontade de comer só em ler a forma de preparar? Diga qual nos comentários, afinal, vamos adorar saber!

Dessa forma, você também pode gostar: Banana charmosa: como preparar essa maravilha tropical

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais