Saiba mais da castração de pets: entenda os riscos e benefícios

Veja os motivos para a castração e os riscos da cirurgia

Anúncio


A castração de pets é um procedimento cirúrgico bastante simples realizado pelo veterinário. Porém, existem muitas dúvidas sobre castrar ou não nossos bichinhos e quais são os riscos e benefícios desse procedimento. Hoje, 30/11, você leitor do Folha Go vai tirar suas dúvidas e , assim, decidir se deve ou não castrar o seu pet.  

Continua depois da publicidade

Leia ainda: Conheça a história emocionante de Golden que arrasta corpo de amigo atropelado

Saiba tudo sobre a castração de pets: riscos e benefícios
A castração traz muitos benefícios para os pets e evita doenças (Crédito APIPA)

Acompanhe a matéria até o fim para entender como é a castração, quais são as vantagens e quais os riscos. Assim, você decidirá o melhor para a saúde e bem-estar do seu pet.  

Continua depois da publicidade

Por que castrar?

Antes de mais nada, é importante dizer que alguns veterinários não concordam com o procedimento de castração, porém, a maioria é a favor. E o procedimento traz muitos benefícios para seu animalzinho. A cirurgia é simples, entretanto, precisa de anestesia para que o pet não sinta dor.  

Continua depois da publicidade

Ainda mais, castrar o animal previne o risco de doenças, tais como tumores e infecções. No caso de cachorros machos, além da prevenção de doenças, inibe o comportamento de demarcação de territórios e de subir nas pernas de visitas ou em objetos.  

Não é garantido que a cirurgia vá diminuir agressividade e latidos em excesso. Uma vez que tais comportamentos estão relacionados ao estilo de vida dos tutores ou educação do cão. Por outro lado, no caso de gatos, após a cirurgia, podem ficar mais dóceis e diminuir a agressividade.  

Ainda sobre gatos, as vantagens são evitar fugas que oferecem riscos de doenças, atropelamentos, além de brigas com outros pets.  

Momento ideal para a castração de pets e riscos 

Primeiramente, é importante procurar o veterinário. Após a avaliação individual ele vai indicar a realização ou não da cirurgia e o momento ideal de realização.

Além disso, a consulta é importante para avaliar a saúde do pet e, assim, identificar fatores de risco para a castração.  

No caso de cachorros, o momento ideal de castrar os machos é após as primeiras vacinas. Por outro lado, as fêmeas, é após o primeiro cio. Os gatos machos, por sua vez, têm a indicação do momento de castrar após 1 ano de idade; já as fêmeas felinas, da mesma forma das cadelas, após o primeiro cio.  

Apesar de ser um procedimento simples, existem alguns riscos. Mas a anestesia é importante. Nesse caso, prefira a inalatória, pois é mais segura. Escolha também, um local adequado e profissionais de sua confiança.  

Leia ainda: Já ouviu falar em estômago de avestruz? Conheça mais sobre essa ave

 Castração de pets: riscos e benefícios
O veterinário deve ser consultado para decidir o melhor momento para a castração ( Crédito Folha de Águas Claras)

Recuperação e cuidados 

A castração das fêmeas envolve a retirada do útero e dos ovários e, por isso, precisa de um corte no abdômen. Por outro lado, no caso dos machos envolve a retirada dos 2 testículos. Dessa forma, a recuperação dos machos é mais rápida, recebem alta no mesmo dia. As fêmeas, por sua vez, ficam internadas 24 horas, para prevenir sangramentos.  

Após o procedimento, o pet deverá tomar anti-inflamatório por 7 dias, ficar em repouso, usar, colar protetor, e roupa cirúrgica para não arrancar, nem lamber os pontos, que serão retirados pelo veterinário. As fêmeas aumentam o risco de ganho de peso, após a cirurgia, logo uma dieta balanceada é importante.

Portanto, a castração de pets oferece muitas vantagens ao seu bichinho de estimação. Em caso de dúvidas, agende uma consulta com o veterinário e decida de maneira segura o melhor para seu pet.  

Leia ainda: Pastor Alemão: conheça o cão que pastoreava os rebanhos na Alemanha

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.  

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies