Como fazer um terrário para jabuti? Aprenda agora

Veja dicas de como montar um terrário para a jabuti

Anúncio


Ter um terrário para jabuti, uma espécie de tartaruga,  é muito mais que ser um local de decoração. Algumas pessoas costumam deixar o pet solto pela casa, porém ele precisa caminhar pela grama ou pela terra para não ter deformidades nas patas. Além disso, o chão áspero machuca as patinhas desse pet e hoje, 30/11, o Folha Go dará dicas de como fazer um terrário para jabuti.

Continua depois da publicidade

Leia ainda: Como é ter uma tartaruga como pet? Descubra curiosidades

Como fazer terrário para jabuti? Aprenda agora
O tutor precisa seguir algumas recomendações para criar um ambiente ideal para a jabuti ( Crédito Culturamix)

Leia a matéria até o fim e aprenda dicas de como montar um terrário ideal para jabuti e, assim, garantir que ele esteja em um ambiente saudável e seguro. 

Continua depois da publicidade

Por que o terrário é importante? 

O jabuti, ao caminhar pelo chão liso da casa, pode desenvolver deformidades nas patas. Da mesma forma, o chão áspero, causa risco de lesão. Assim, o ideal é que ele caminhe sobre a terra ou a grama. Nesse sentido, os tutores precisam montar um ambiente chamado terrário.

Continua depois da publicidade

O terrário deve ter o comprimento 10 vezes maior que o tamanho do casco e, por sua vez, a largura 6 vezes maior. Em regiões mais frias, o recomendado é ter um terrário fechado enquanto que nas demais regiões aberto.  

O valor de um terrário aberto é em torno de R$ 550,00, por outro lado, o fechado custa R$ 1000,00. Entretanto, o tutor pode montar o seu próprio terrário em casa, basta seguir as recomendações de tamanho e acessórios.   

Como fazer um terrário para jabuti? 

O terrário deve possuir comedouro, bebedouro raso, uma toca, substrato, uma luz para aquecer uma parte do ambiente e uma planta que pode ser artificial. Entretanto, o tutor precisa ficar atento se a jabuti não vai tentar comer a planta artificial. Caso sim, retire imediatamente.  

O substrato é formado por terra, pó de coco, grama sintética ou tapete para répteis, por exemplo. A terra precisa ser fina, dessa forma é importante amassar bem.

O bebedouro deve ser raso de forma a garantir que ela entre para beber água e saia sem risco de afogamentos, uma vez que jabutis não sabem nadar. 

A lâmpada deve ser do tipo UVB, afinal a jabuti precisa da luz do sol para manter a temperatura do corpo e absorver cálcio e, assim, evitar que os ossos e cascos fiquem frágeis.

Uma dica importante: deixe a água e a comida na parte mais fresca do terrário e, por sua vez, a toca na parte mais aquecida.  

Leia ainda: Já ouviu falar em estômago de avestruz? Conheça mais sobre essa ave 

Como fazer terrário para jabuti? Aprenda agora
Lindo terrário no quintal (Crédito Blogspot)

Terrário no quintal 

O tutor pode, também, montar em terrário no quintal de casa. Para tanto, separe um local com madeira ou tijolos, coloque terra ou grama e faça um pequeno muro. Além da grama, precisa plantar alimentos próprio para a espécie comer. O solo pode ser preparado com argila e areia, de preferência instale um higrômetro, aparelho que mede a umidade.

comedouro jabuti
Construa um comedouro de acesso fácil (Imagem: Mercado Livre)

Entretanto, filhotes não podem ficar no quintal, já que são muitos frágeis. Desse modo, para eles basta um cantinho em casa com um jornal e uma lâmpada. Além disso, o jabuti não deve ser deixada no quintal à noite, pois corre o risco de ser atacada por outro animal.

Leia ainda: Pastor Alemão: conheça o cão que pastoreava na Alemanha 

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies