Como higienizar e secar frutas: confira 5 dicas para te ajudar a fazer do jeito certo

Veja de que forma deixar o alimento seguro para o consumo

As frutas são alimentos fundamentais em qualquer dieta. Principalmente, quando se deseja ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e diversos nutrientes benéficos para a saúde e bem estar. No entanto, um ponto super importante relacionado a esses alimentos é a limpeza adequada. Tendo isso em vista, o Blog News Cotidiano do Folha Go preparou nessa quarta-feira (23/09), 5 dicas de como higienizar e secar frutas.

A higienização correta elimina as sujeiras. Dessa maneira, diminui de forma considerável o risco de contaminações por bactérias, fungos e outros microorganismos danosos à saúde. Por sua vez, a desidratação das frutas conserva por mais tempo o alimento e também preserva os nutrientes.

5 dicas de como higienizar e secar frutas

Como higienizar e secar frutas: confira 5 dicas para te ajudar a fazer do jeito certo
Como higienizar e secar frutas: confira 5 dicas para te ajudar a fazer do jeito certo – Imagem: Divulgação: Pexels

Os agrotóxicos não estão presentes apenas nos vegetais e legumes, mas também nas frutas de modo geral.

Ainda mais, pelo fato de não sabermos exatamente a procedência desse alimento, todos os locais por onde passou. Ou seja, para consumi-los com segurança, a limpeza das frutas deve ser feita de forma adequada.

Assim sendo, separamos 5 dicas de como higienizar e secar frutas para você aproveitar todos os benefícios de ambos os processos.

Leia também: Como cultivar hortelã em vaso: confira 5 dicas super importantes e benefícios da planta

1. Limpeza deve ser feita antes de levar o alimento para a geladeira

Isso mesmo, antes de guardar as frutas na geladeira é necessário higienizá-las primeiro, para evitar possíveis contaminações em outros alimentos.

2. Lave com água e sabão separadamente

As frutas devem ser lavadas uma por uma e com calma. Por isso, se você está com pressa é melhor lavá-las depois que voltar.

Logo, quando for iniciar a higienização, lave separadamente cada fruta com água corrente e detergente neutro. Ademais, frutas com casca como maçã, goiaba, pera, uva e morango devem passar por essa limpeza.

3. Verifique os galhos

Se você levou para casa frutas com galhos, retire-os antes de fazer a primeira lavagem. Inclusive, veja também se não há bichinhos e furos na casca.

4. Faça uma limpeza profunda com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio vai eliminar de forma satisfatória as larvas e bactérias presentes nas frutas. Dessa forma, misture 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água e deixe as frutas de molho por 15 minutos.

5. Utilize acessórios

Aqui, use uma escovinha para lavar as frutas e deixe-a separada somente para esse tipo de limpeza. Aliás, o mesmo serve para quando for secá-las antes de armazenar na geladeira. Para isso, utilize um pano seco e limpo.

Como secar as frutas

Agora que você já sabe como higienizar as frutas corretamente, veja como é fácil desidratá-las. Portanto, acompanhe o passo a passo:

  • Lave as frutas e retire o excesso de água com um pano;
  • Corte a fruta em fatias pequenas e finas;
  • Coloque as fatias em uma peneira;
  • Em seguida, durante os picos de calor, coloque as frutas expostas ao sol;
  • Por fim, não esqueça de colocar uma capa de tule ou outro tecido bem fino em cima para evitar os insetos.

Leia ainda: Como plantar quiabo: veja as instruções e saiba como retirar a baba

Veja dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne. O especialista, portanto, explica quais as melhores carnes para hambúrguer, o melhor local para comprar o produto e muito mais.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...