Por que gatos fogem da água? Entenda o motivo

Saiba porque gatos fogem de água e aprenda como deixa-los mais calmos em relação a isso

Apesar de serem muito higiênicos, a maioria dos gatos fogem da água. Esse fato costuma deixar os donos de pets confusos, mas agora você vai começar a entender o motivo. Hoje, 27/11, o Folha Go vai explicar para você porque isso acontece e também, dar dicas para diminuir o medo que seu bichano querido tem de água.

Leia mais: águia pode ser um pet de estimação? descubra agora

Gatos fogem da água
Entenda porque seu gato foge tanto de água. Fonte: BBC

É muito curioso e até, divertido ver seus gatinhos com medo de água, mas qual será o motivo de todo esse pânico? A partir de agora você vai começar a entender um pouco de como funciona a mente desses felinos tão carinhosos e fofos.

É verdade que gatos fogem da água?

Sim, é verdade. Por causa disso, muitos felinos tem medo de tomar banho e até evitam beber água em determinados momentos do dia.

Entretanto, nem todos os gatos tem medo de água, apenas algumas espécies enquanto outras, até gostam de brincar com água.

Por que gatos tem tanto medo?

A princípio, existem alguns motivos para seu felino não gostar nem um pouco de água e um deles, tem a ver com seu sistema respiratório.

Gatos acreditam que se ficarem próximos da água podem ficar doentes com gripes, resfriados ou até mesmo se afogar. Por isso, costumam ter tanto medo de água.

Ademais, outro motivo curioso é que alguns gatos fogem da água porque se consideram limpos pelo hábito de lamber-se com frequência.

Felinos curtem se lamber para deixar seus pelos brilhantes e alinhados. Por isso, acreditam que não precisa de banho por já estarem arrumados.

Por fim, a outra teoria tem a ver com evolução. Muito tempo atrás, muitas espécies de gatos viviam nas regiões desérticas do Oriente Médio, onde a quantidade de água disponível não é muito grande.

Por isso, com o tempo e o processo evolutivo, algumas espécies passaram a ter receio de água, por não estarem habituados a elas, enquanto outras das demais regiões do planeta, nem tanto.

Veja mais: descubra o significado das expressões populares com nomes de animais 

Gatos fogem da água
Como fazer seu gato perder medo de água? confira. Fonte: Uol

Como diminuir o medo dos gatos a água?

Se você seguir nossas dicas para ajudar gatos que fogem da água, terá chances de obter algum êxito. Primeiramente, é preciso acostumar seu pet a água desde filhote.

Dê banhos e ensine-o a beber água com frequência. Começando desde cedo,

gatos com medo
Há muitas chances de evitar que seu gato fique assustado com água (Imagem: Unsplash)

com líquidos quando for maiorzinho.

 

Todavia, se seu gato for adulto, o ideal é sempre utilizar água morna no momento do banho, por ser uma temperatura mais tranquila para eles. Comece molhando as patinhas e depois, vá molhando aos poucos o resto do corpo, dando carinho e petiscos ao felino.

No entanto, a respeito da água, a dica é que você deve procurar dar água o mais fresca possível para eles e em dias muito quentes, com maior frequência para hidratá-lo bem.

Tire um bom tempo para esses momentos, que devem ser calmos, leves e tranquilos, evitando dar broncas ou passar algum tipo de tensão ao seu pet.

Portanto, agora que você já sabe porque gatos fogem da água e também, algumas dicas para evitar esse problema, resta coloca-las em prática e, não esquecer que o principal para evitar que seus pets tenham medo de qualquer coisa, é ter muita paciência e dar muito carinho ao seu animal de estimação.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies