Pode dar mamadeira para filhote de gato? Saiba agora o que fazer

Você deve alimentar o filhote para ajudar no seu crescimento

Anúncio


Ocasionalmente, você pode ter a necessidade de alimentar um filhote de gato e muitas são as dúvidas de como fazer de maneira correta. Hoje 21/11, você descobri aqui no FolhaGo,  na nossa coluna PETS qual a melhor maneira de realizar essa ação de dar mamadeira para filhote de gato. E se por acaso você pensa que essa é uma tarefa complicada de executar,  as dicas lhe ajudarão a descomplicar.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Conheça 7 alimentos proibidos para cães e gatos agora mesmo

 

Continua depois da publicidade
filhotes de gato
Por que devemos dar mamadeiras aos filhotes de gato (imagem por portal melhores amigos)

Porque dar mamadeira para filhote

A amamentação dos filhotes de gatos é um período muito importante para o crescimento saudável do animal. Devido a isso, você deve alimentar o filhote para ajudar no seu crescimento.

Continua depois da publicidade

E em algumas situações de abandono, separação ou perda da mãe animal, pode acontecer do pet não conseguir se alimentar.

Em vista disso, é necessário, que o seu tutor o auxilie nesse processo, ensinando e preparando o alimento.

Portanto, caso essa seja uma realidade prá você hoje, fique calmo (a), a solução não impossível de se encontrar. Veja a seguir.

Como fazer a alimentação

A princípio, a tarefa de alimentar o gato pode parecer simples, mas saiba que ela exige muita atenção e cuidado, visto que, os filhotes ainda não tem experiência de sugar e podem se engasgar.

Existem mamadeiras próprias para filhotes, elas são as mais recomendadas para a ação. Assim, sempre que possível adote-a, pois, alguns objetos dificultam esse processo.

Algumas pessoas utilizam nesse seringas e colheres, mas você não deve utilizar esses utensílios caso não tenha prática de fazê-lo.

A orientação é para que você mantenha o filhote de barriga para baixo e aproxime o bico da mamadeira na boca do animal e espere que ele comece a sugar o leite.

Você deve observar atentamente se o animal está engolindo o leite ou guardando em sua boca. Visto que, o animal pode não conseguir respirar.

Caso o animal não esteja engolindo o alimento, é necessário afastar a mamadeira e esperar que todo o leite seja consumido antes de uma nova tentativa.

Veja também: Aplicativo traduz o que gatos falam; descubra aqui

 

Leite para gatos
Como dar mamadeira para os filhotes (imagem por veja)

Qual leite dar na mamadeira para o gato

Hoje encontramos em lojas de pets, todas as categorias de produtos necessários para uma vida mais divertida e saudável para o nosso animal de estimação.

E entre eles, utensílios para auxiliar nos primeiros dias de nascidos do seu amiguinho de 4 patas.

Assim, devemos estar sempre em alerta com o que oferecemos aos nossos animais. Principalmente, quando relacionado ao leite que pretendemos dar na mamadeira para o filhote de gato.

Atualmente, no mercado já existe leite próprio para filhotes e eles são os mais indicados, visto que, esses leites contêm as vitaminas necessárias para essa fase em que o animal se encontra.

madeira para gatos
Dar leite para seu felino exige calma e paciência (Imagem: braided-basket.captappy)

É normal pensarmos em oferecer o leite de vaca para o gato quando percebemos que ele está com fome, porém, essa opção não é saudável para o animal, segundo os veterinários.

Quando filhote os gatos ainda estão desenvolvendo a flora intestinal e o leite de vaca pode causar mal-estar. Ou seja, esse leite não é a melhor opção.

Uma vez que, os gatos podem ser intolerante a lactose nesse período de crescimento. Dessa forma, utilize o leite apropriado ao animal.

Qual quantidade de leite é necessária para a alimentação

Primeiramente, os filhotes precisam ser alimentados em pequenas quantidades, entretanto, varias vezes ao dia.

E vale sublinhar aqui, que a seguir, as informações são apenas para nortear o cuidado alimentar do seu pet.

A propósito, nos primeiros dias a atividade é mais complicada, tendo em vista, que o animal se alimenta a cada duas horas. Isso ocorre porque o tamanho do seu estomago suporta apenas 2,5 ml (mililitros) de leite.

quantidade de leite
Qual a quantidade ideal de leite para o seu pet (imagem por max total alimentos)

O aumento da quantidade do leite deve ocorrer aos poucos, e após os 21 dias é necessário começar a introduzir alimentos sólidos a sua dieta.

Porém, quando o gato  está com seis dias de vida ele já consegue consumir cerca de sete ml de leite. E nesse período o gato sente a necessidade de se alimentar em média dez vezes por dia.

Tendo isso em vista, sempre que possível é importante avaliar a demanda do seu pet com profissionais capacitados para tal, principalmente com o veterinário.

Por derradeiro, siga as recomendações na tarefa de dar mamadeira a filhote de gato, ela será facilmente realizada e o seu pet vai conseguir crescer forte e feliz.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies