Como plantar couve em casa fácil? Aprenda a plantar essa verdura deliciosa

Confira os principais cuidados com a couve e comece a plantar ela em casa

Foto do revisor (Nicole Ribeiro)
Revisado por: (Nicole Ribeiro)
Anúncio


Ribeirão Preto, 5 de junho de 2022, por Nicholas Palmeira – De maneira geral, a couve é um vegetal que marca bastante presença na nossa alimentação. Seus preparos e aplicações na cozinha são muitos, o que valoriza ela bastante. Portanto, venha com o blog Casa e Macete aprender a como plantar couve em casa fácil e comece já.

Continua depois da publicidade

Além de ser rica em sabor, especialmente quando feita da maneira correta, a couve também é uma ótima fonte de nutrientes para o organismo, e por consequência é ótima para nossa saúde. Logo, o seu plantio passa ser uma atividade muito proveitosa. Porém, assim como toda planta, a couve precisa de certos cuidados. Dessa forma, aprenda a plantar essa verdura deliciosa a seguir.

Leia também: Como Plantar Limão Em Casa Fácil? Aprenda Os Principais Cuidados E Dicas
Primeiros passos para o plantio
Antes de mais nada, para começar a plantar qualquer planta, é preciso antes realizar um planejamento. Com ele, você precisa analisar e escolher um lugar de qualidade para obter os seus primeiros exemplares. A variedade mais popular costuma ser a couve-manteiga, porém, com a consulta de especialistas, busque plantar a que se adaptar melhor ao clima de sua região.

Continua depois da publicidade

Ainda dentro desse planejamento, é preciso de preparar para dois fatores importantes para o processo de plantio. O primeiro é a propagação, que ocorre através da sementes em um recipiente ou sementeira. Já o segundo é o transplante, que geralmente é feito em dias nublados e com chuva ou no fim da tarde, quando as mudas da propagação tiverem cerca de 10cm e de 4 a 6 folhas.

Continua depois da publicidade

Como plantar couve em casa fácil? Aprenda a plantar essa verdura deliciosa Como plantar couve em casa fácil? Aprenda a plantar essa verdura deliciosa. Foto: Pixabay
O ambiente ideal para a couve
A princípio, conforme já foi dito, as variedades das couves possuem diferentes preferências de clima. Contudo, geralmente elas apresentam um bom desenvolvimento em climas mais frios ou amenos. Ademais, a couve gosta de ter bastante acesso a raios solares, incluindo raios diretos, e apenas a um pouco de sombreamento.

Em relação ao solo, a couve precisa de um solo que esteja sempre bem úmido. Porém tenha cuidado para não encharcar ele, visto que isso pode acarretar em doenças e danos as raízes. Logo, é bom que o solo possua bom drenagem. Ademais, a boa fertilidade e disposição de matéria orgânica também são importantes.

Como plantar couve em casa fácil? Aprenda a plantar essa verdura deliciosa Como plantar couve em casa fácil? Aprenda a plantar essa verdura deliciosa. Foto: Pixabay
Principais cuidados e dicas
Ainda em relação ao solo, se você procura plantar mais de um exemplar de couve, procure manter um espaço entre eles. Geralmente, esse espaçamento é de 50cm entre cada planta. Ademais, além de espaçamento, o solo também precisa receber adubo. Prepare bem o solo e aplique fertilizante do tipo NPK, que possui potássio, fósforo e nitrogênio como base.

Por fim, um cuidado que faz bem para o desenvolvimento da couve, é cortar a ponta do caule principal e retirar folhas murchas, descoloridas ou que foram atacadas. O corte permite a manutenção do tamanho adequado e favorece os brotos laterais. Em suma, ao seguir essas dicas, em cerca de 50 a 90 dias, dependendo do modo de plantio, a couve já estará pronta para colheita.

Leia também: Confira O Segredo Para Cuidar Corretamente De Um Vaso De Girassol Em Casa; Dicas Simples

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais