Como plantar e cuidar de cardamomo? Aprenda dicas importantes para seu plantio

Aprenda a plantar cardamomo com praticidade

Foto do revisor (Nicole Ribeiro)
Revisado por: (Nicole Ribeiro)
Anúncio


Ribeirão Preto, 1 de junho de 2022, por Nicholas Palmeira – Os condimentos e temperos são um elemento essencial na nossa alimentação. Um desses condimentos é o cardamomo, uma planta com grande popularidade e cujo o plantio pode ser feito sem dificuldades. Com isso, o blog Casa e Macete vai te ensinar a como plantar e cuidar de cardamomo.

Continua depois da publicidade

O cardamomo é uma excelente adição em pratos, estando presente tanto em comidas salgadas quanto em doces. Além de incrementar o sabor das refeições, ele também adiciona um aroma único. Assim, fica claro o porquê de sua popularidade e uso na cozinha, bem como o fato de que plantá-lo é uma atividade bastante proveitosa. Portanto, aprenda dicas importantes para seu plantio.

Leia também: Saiba Como Fazer O Plantio De Graviola De Maneira Fácil E Prática, Veja Agora
Primeiros passos para o plantio
Primeiramente, ao iniciar uma plantação de qualquer vegetal, é importante garantir a qualidade de todos os elementos envolvidos. Tal garantia começa logo na escolha de uma muda. Logo, certifique-se de que a muda que você irá adquirir é saudável, as quais podem ser adquiridas em estabelecimentos especializados com referência.

Continua depois da publicidade

Caso você tenha dificuldade de encontrar uma muda, não se preocupe. É possível fazer suas próprias mudas, a partir de cápsulas do cardamomo, vendidas em mercados. Por outro lado, caso você busque propagar seus exemplares, é importante ter conhecimento dessas cápsulas. Cada uma contém entre 20 e 25 sementes, que se retiradas de um cardamomo maduro, serve para propagar.

Continua depois da publicidade

Como plantar e cuidar de cardamomo? Aprenda dicas importantes para seu plantio Como plantar e cuidar de cardamomo? Aprenda dicas importantes para seu plantio. Foto: Pixabay
O ambiente ideal para o cardamomo
Felizmente, o Brasil é uma país com um clima majoritariamente úmido e quente. Esse tipo de ambiente é ideal para o desenvolvimento, portanto você não terá que se preocupar com isso. Contudo, mesmo apresentando um bom crescimento nesse tipo de clima, o cardamomo precisa ter um bom acesso a sombra. de cerca de 50% a 70%.

Agora, em relação ao solo, ele recebe bem aqueles que são ricos em matéria orgânica, permeáveis e com um pouco de umidade. Se você procura plantar mais de um exemplar no mesmo solo, lembre-se de manter um bom distanciamento entre eles. A princípio, o ideal é manter cerca de 1,5 a 3 metros de distância entre cada planta de cardamomo.

Como plantar e cuidar de cardamomo? Aprenda dicas importantes para seu plantio Como plantar e cuidar de cardamomo? Aprenda dicas importantes para seu plantio. Foto: Pixabay.
Principais cuidados e dicas
Imediatamente após o plantio, deixe o solo úmido, mas não excessivamente. A rega é um fator muito importante para toda planta, mas no caso do cardamomo, se plantado em um lugar com bastante sombra e com chuvas moderadas, a rega nem é necessária. Ainda sobre a água, cobertura morta ao redor da planta beneficia não só a umidade mas também a matéria orgânica do solo.

Por fim, como o cardamomo não necessita passar por podas, apenas fique atento a hastes e folhas secas. Seguindo esses cuidados, entre 18 e 36 meses começa a produção. No caso, são 18 meses para mudas de rizoma. Por outro lado, para mudas propagadas por sementes são de 30 a 36 meses.

Leia também: Guarda-Roupa Perfumado: Saiba Como Deixar As Roupas Sempre Cheirosas E Livres De Insetos; Super Barato

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais