Álcool ou gasolina para viajar; qual a melhor opção?

Muito ainda se questiona sobre qual melhor combustível: gasolina ou álcool?

Anúncio


Álcool ou gasolina para viajar ─ Com o aumento abusivo do preço dos combustíveis nesse ano de 2022, a popularidade dos automóveis flex tem aumentado bastante, pois permite ao motorista escolher o combustível conforme seu custo-benefício. Nesta data (28/02), o Guia do Ex-Negativado traz respostas para esse questionamento.

Álcool ou Gasolina para viajar?

Para melhor compreensão acerca de diferenças de preço e performance no carro, é importante conhecer as diferenças entre ambos os combustíveis. No caso da gasolina, sua origem é fóssil, oriunda do petróleo, este que é um recurso muito valioso, mas também limitado.

Em virtude disso, a gasolina acaba sendo mais cara, com maior cobrança de impostos (como o ICMS), mas em compensação, tem maior rendimento energético do que seu concorrente.

Falando nele, o etanol, comumente chamado de álcool, é oriundo de produtos renováveis, como a cana-de-açúcar. Em razão disso, o combustível se tornou tendência em nosso país, além de oferecer preços bem mais convidativos do que a gasolina. Em compensação, o seu rendimento energético é menor.

Veja também: Carros automáticos mais econômicos de 2022

Continua depois da publicidade

Afinal, qual escolher?

Álcool ou Gasolina para viajar?
Álcool ou Gasolina para viajar? – Imagem: Pixabay

Com a popularização de carros do tipo flex, a escolha do combustível acaba sendo muito mais uma vantagem, já que independe da escolha do automóvel. Dito isso, a escolha do combustível vai depender das suas necessidades e do desempenho do seu veículo.

Continua depois da publicidade

Para trajetos mais curtos, o uso do álcool pode ser a melhor opção, tendo em vista que, mesmo com o desempenho reduzido, o baixo custo em relação a concorrente torna o custo-benefício maior.

Quanto a viagens de carro, em especial para destinos mais distantes, tudo irá depender de fatores como o consumo de combustível, o valor da gasolina e do álcool e a distância percorrida, podendo assim chegar em um gasto que pode compensar mais na escolha de um combustível em relação ao outro.

Lembrando que, embora o álcool seja mais barato e confira mais potência ao motor do carro, a gasolina ganha no aspecto de rendimento, exigindo menos consumo por km rodado.

Pondere os prós e contras

O advento dos carros flex foi uma grande evolução para os motoristas por permitir maior poder de escolha na hora do abastecimento, sem isso determinar a escolha do veículo.

Além disso, com a enorme flutuação dos preços do álcool e principalmente da gasolina, ter a possibilidade de escolher um deles diante da situação é uma ótima maneira de reduzir despesas, que já tendem a ser muito altas.

A escolha então vai depender de uma análise criteriosa por parte do motorista, que no caso de uma viagem, deverá analisar o consumo do seu veículo, o preço do combustível e a performance dos combustíveis no carro.

Veja também: Qual é o preço do novo Tiggo 5X Pro? Veja o valor de mercado

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...