Comprar um imóvel ou alugar? Entenda qual a melhor opção

Ter um lugar para chamar de “seu” é certamente motivo de orgulho e realização. No entanto, muitas pessoas preferem viver de maneira mais desapegada, disposta a se mudar de local, seja por vontade ou necessidade.

Anúncio


Comprar um imóvel ou alugar ─ A casa própria é uma meta de vida para muitos brasileiros. Porém, a inflação e o poder de compra reduzido tornam esse sonho distante, e o aluguel de imóvel se torna algo a se considerar. Nesta data (05/03), o Guia do Ex-Negativado debate sobre o que é mais vantajoso.

Comprar um imóvel ou alugar?

Ter um lugar para chamar de “seu” é certamente motivo de orgulho e realização. No entanto, muitas pessoas preferem viver de maneira mais desapegada, disposta a se mudar de local, seja por vontade ou necessidade.

Muitos são os pontos a se considerar antes de comprar um imóvel, ou optar por alugar, sem o compromisso do pagamento do bem, sua manutenção, dentre outros gastos.

Então, se você deseja saber qual opção é a melhor para você, aqui vão alguns pontos a se considerar.

1- Fator financeiro

No fator subjetivo, comprar uma casa pode ser uma meta, mas de maneira objetiva, é um compromisso assumido. Além do valor considerável para se ter um imóvel, o comprador deve analisar questões como a forma de pagamento, despesas com manutenção, tributos como o IPTU, dentre outros.

Continua depois da publicidade

Boa parte dos compradores precisam fazer financiamentos, muitas vezes em parcelas que podem levar décadas para serem pagas. Para alguns, isso é um investimento em algo que será seu, para outros, é um gasto que não terá retorno e que poderia ser investido em outras opções com melhor retorno financeiro.

Continua depois da publicidade

Por isso, muitos preferem aderir ao aluguel, onde poderão usar suas finanças em outros investimentos, enquanto pagam uma parcela mensal fixa, sem assumir o compromisso pelo imóvel.

Veja também: Energia solar em casa: saiba quanto custa instalar e bancos que financiam

2- Estilo de vida

Comprar um imóvel ou alugar?
Comprar um imóvel ou alugar? – Imagem: Pixabay

Quem considera a casa própria como uma conquista muitas vezes desconsidera que muitas pessoas não gostam de fixar em um local específico. Muitas delas gostam de viver de maneira mais “nômade”, por assim dizer, mudando de localidade para ter novas experiências.

Logo, comprar uma casa pode não ser uma opção interessante, já que dificilmente ela irá se manter em um local por muito tempo. Por outro lado, quem deseja comprar um imóvel, mas não para morar, e sim para alugar, seja para fins residenciais ou comerciais, pode ter uma ótima fonte de renda.

Decida o que é melhor para você

Muitas vezes aderimos a opiniões gerais sobre determinadas coisas, mas esquecemos daquilo que realmente queremos. Comprar um imóvel é, portanto, uma dessas questões, onde muito se afirma sobre os benefícios e sobre isso ser uma meta para todo e qualquer ser humano.

No entanto, antes de investir em uma, pense com calma se é isso mesmo que você quer. É importante considerar se vale à pena em relação a outras opções que lhe pareçam mais vantajosas. Veja também se combina melhor com seu estilo de vida. Investimentos devem ser feitos com cautela e sensatez, incluindo nossa moradia.

Veja também: Conheça a opções de empréstimo com garantia de imóvel e obtenha crédito

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...