Anúncio

Carvão é um grande aliado para as plantas: saiba como fazer um adubo líquido

Aprenda a fazer um incrível adubo liquido para a suas plantas, a base de carvão vegetal!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Que tal utilizar o carvão vegetal, para melhorar a produção de frutas, flores e hortaliças em sua horta ou jardim?  Saiba que o carvão, é um material riquíssimo em nutrientes, que ajudam no crescimento, fortalecimento e desenvolvimento das plantas. Por isso, hoje 01 de março de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá explicar o motivo do carvão ser um grande aliado para as plantas ao utilizá-lo como um adubo.

Continua depois da publicidade

Adubo caseiro líquido: uma colher irá fazer milagres em suas plantas

Rico em uma série de nutrientes capazes de dar vida nova a suas plantas, o carvão vegetal vem sendo amplamente utilizado por cultivadores que querem lindas flores em seu jardim. Por isso, ensinaremos como fazer seu adubo a base de carvão.

Continua depois da publicidade
Carvão é um grande aliado para as plantas
Carvão é um grande aliado para as plantas: saiba como fazer um adubo líquido. Foto: Canva Pro

Leia também: Como plantar semente de abacate? Veja como fazer lindas mudinhas

Importância do carvão nas plantas

O carvão possui uma série de compostos químicos que ajudam na nutrição da planta. Entre esses nutrientes, os mais abundantes são potássios, magnésio e cobre que irão agir diretamente na fotossíntese da planta.

O potássio é fundamental para as plantas, pois ele ajuda no controle de entrada e saída de água das plantas. Essa molécula atua melhorando a atividade de uma estrutura foliar chamada estômato responsável na regulação de água da planta.

A fotossíntese é o processo de obtenção de energia da planta, é a através deste processo, que a planta consegue sobreviver e se desenvolver. A molécula de magnésio, quando encontrada em baixa concentração, causa uma diminuição da taxa de fotossíntese das plantas, que afeta no desenvolvimento do vegetal.

Por fim, o cobre que é bastante abundante no carvão, é um composto importantíssimo para plantas, pois age contribuindo no metabolismo, crescimento, na produção e qualidade das flores e frutos. Esse nutriente é excelente para plantas cítricas.

Adubo líquido a base de carvão: como fazer?

Para fazer o adubo a base de carvão vegetal é necessário ter em mãos, três pedaços generosos de carvão vegetal, um martelo, saco plástico, triturador (pode ser um liquidificador) e 5L de água.

Escolha bem os carvões e os coloque no saco plástico, com auxílio do martelo, comece a quebrar o carvão em pedaços menores até quase virar farelo. Em seguida, coloque o carvão dentro de um triturador para transforma-lo em pó. Por fim, dilua bem o pó em 5L de água e pronto.

Obs. O carvão utilizado deve ser novo, não reutilize o carvão do churrasco, pois o mesmo pode conter gordura, sal e outros compostos que passam da carne para o carvão que podem afetar a qualidade do solo.

Modo de usar

Para colocar qualquer tipo de adubo no solo, tenha sempre em mente o horário que será feita essa adição. Evite ao máximo adubar suas plantas nos horários mais quentes do dia. Então o ideal é colocar o adubo no final da tarde quando o sol já está indo embora.

Após definido o horário de aplicação, pegue o adubo liquido e coloque nas plantas como se fosse fazer uma rega normal. Para plantas menores ou que estão em vasos pequenos, uma colherzinha do adubo já basta para fazer milagre em suas flores.

Carvão é um grande aliado para as plantas
Carvão é um grande aliado para as plantas: saiba como fazer um adubo líquido. Foto: Canva Pro

Dica extra

Para garantir um crescimento súbito de nutrientes em suas plantas, adicione também em seu adubo liquido, farinha de osso, borra de café ou casca de ovo. Então terá um adubo rico em nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio, potássio e entre outros elementos fundamentais para plantas.

Por fim, leia também: 5 plantas que atraem energias positivas: cultive boa sorte!

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...