Anúncio

Aprenda a fazer um substrato poderoso usando folhas secas do seu quintal

Saiba como preparar um substrato incrível para as suas plantas, de forma fácil e gastando nada!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 19 de março — Que tal preparar um substrato incrível para as suas plantas, gastando absolutamente nada? Veja hoje no Horta, Jardim & Cia, como fazer um  substrato poderoso usando folhas secas do seu quintal, para cultivar diferentes espécies de plantas e obter um resultado incrível.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, dicas para fazer um substrato ideal para vasos, canteiros e jardins, que irão alavancar a produção de flores, frutas e hortaliças.

Saiba como fazer substrato poderoso usando folhas secas do seu quintal

A chegada do outono traz um clima mais ameno e várias folhas secas em nosso quintal. Todavia, muitos tentam eliminar essas “intrusas” do jardim sem antes conhecer uma forma de aproveitá-las.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, vamos aprender a transformar essas folhas secas em um substrato poderoso que vai potencializar os cuidados com as plantinhas do seu jardim e ajudar a prevenir doenças e suavizar o solo. Melhore o cuidado de suas plantas

Como fazer substrato poderoso
Aprenda a fazer um substrato poderoso usando folhas secas do seu quintal. Foto: Canva Pro

Leia também: Borra de café: saiba como fazer um adubo bomba para as suas plantas

Como fazer substrato poderoso com folhas secas do seu quintal

Todos sabemos que a compostagem traz diversos benefícios. Além de ser uma prática sustentável, ajuda e enriquece o solo. Nesse sentido, os fungos transformam as folhas em uma matéria orgânica.

Contudo, esperar a efetivação desse processo pode demorar cerca de 3 anos. Ou seja, se torna algo cansativo e nada prático. Entretanto, você ainda pode utilizar as folhas secas para preparar um ótimo substrato para seu jardim.

Primeiramente, separe um punhado dessas folhas. Em seguida, use um processador ou liquidificador para triturar-las um liquidificador. Após isso, adicione um pouco de serapilheira nas folhas.

Como armazenar o substrato

A princípio, você pode armazenar o substrato à base de folhas secas em um saco plástico de forma que fique bem fechado. Sendo assim, adicione uma camada das folhas trituradas no saco. Em seguida, coloque a serapilheira.

Então, vá alternando estas camadas até completar o limite do saco plástico. Assim, feche bem e guarde em um lugar com sombra, longe do alcance de animais e crianças pequenas para que elas não corram o risco de ingerir.

Outros cuidados com o substrato

O substrato feito com folhas secas deve estar bem úmido. Nesse sentido, é preciso verificar a embalagem todos os meses para garantir a presença de umidade. Contudo, se achar que a mistura está seca, pode deixá-la mais úmida.

Por último, seguindo todos esses passos, em cerca de 4 meses você terá seu substrato de folhas secas pronto para ser utilizado em seu jardim e tornar suas plantas mais saudáveis e bonitas.

Como fazer substrato poderoso
Aprenda a fazer um substrato poderoso usando folhas secas do seu quintal. Foto: Canva Pro

Por que fazer o substrato de folhas secas

Então quem busca um jardim vistoso e bonito deve sempre se preocupar com cuidados específicos que envolvam adubação. Todavia, nem sempre podemos arcar com os custos dessa manutenção.

Dessa forma, preparar um substrato poderoso em casa com folhas secas vai garantir economia em seu orçamento. Além disso, você estará utilizando meios naturais e sustentáveis para contribuir com seu jardim. Como cascas de vegetais como legumes, frutas, hortaliças em geral tudo que iriam para o seu lixo. E assim ficar com aquele sentimento de gratidão.

Leia também: Conheça os segredos para ter tulipas com muitas flores

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...