Anúncio

Begônia gosta de sombra ou sol? Veja algumas dicas de cultivo dessa bela planta

Conheça mais detalhes sobre essa bela planta, e veja algumas dicas de cultivo!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Ponta Grossa, 16 de maio de 2022, por Michele Azevedo ─ Está com dúvidas se a Begônia gosta de sombra ou sol? Confira hoje, aqui Horta Jardim & Cia do Folha GO, mais detalhes sobre essa belíssima planta e saiba como cultivá-la em sua casa.

Continua depois da publicidade

Além de suas flores que são coloridas e repletas de beleza, saiba que o cultivo dessa espécie é muito fácil, desde que sejam fornecidos todos os cuidados necessários para o seu cultivo.

Begônia gosta de sombra ou Sol? Entenda

Saber se a begônia gosta de sombra ou Sol é fundamental, principalmente para oferecer condições favoráveis para o cultivo da espécie. Essa planta apresenta bom desenvolvimento com luz solar indireta e algumas espécies apreciam ambientes com sombras.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, para que o desenvolvimento dessa planta seja saudável e com qualidade, evite deixá-la em uma área com Sol pleno. Caso queira oferecer alguma quantidade de luz solar no dia, opte pela manhã ou fim da tarde.

Por todas essas características, a begônia é uma ótima planta para cultivar dentro de casa, principalmente próximas a janelas. Entretanto, essas não são as únicas condições da espécie, ela demanda mais alguns cuidados específicos.

Continua depois da publicidade
Begônia gosta de sombra ou sol
Begônia gosta de sombra ou sol? Veja algumas dicas de cultivo dessa bela planta. Foto: Canva Pro

Leia também: Como podar manjericão corretamente? Veja aqui dicas super práticas

Ambiente

A princípio, o ambiente ideal para a begônia dependerá do tipo de espécie que está sendo cultivado. A grande maioria prefere ambientes com temperaturas amenas, que variam entre 15°C a 28°C.

Essa espécie não suporta regiões com climas muito quentes, geadas extremas e calor intenso. Por esse motivo, o cultivo indicado é dentro de casa ou em um jardim com cobertura.

Vaso

A begônia é uma ótima opção para quem quer cultivar plantas em vasos. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados ao escolher o recipiente ideal.

Quando o vaso é muito grande, ele acaba recebendo muita terra para o plantio, e consequentemente sufoca a begônia. Caso queira cultivar a begônia tuberosa, por exemplo, opte por utilizá-la em jardins do tipo suspenso.

Fertilização

O processo de fertilização é importante para o desenvolvimento saudável e belo das begônias, independentemente da espécie.

Essa é uma planta que gosta de receber nutrientes. Alguns jardineiros experientes usam produtos equilibrados, neutros e com liberação lenta. A aplicação do fertilizante deve acontecer a cada 3 meses.

Poda

Outro cuidado necessário com a begônia diz respeito às podas. É fundamental seguir esse processo para que ela se desenvolva sempre bela e saudável.

Os jardineiros podem podar as folhas secas da planta de maneira regular. Afinal, quanto antes isso for feito, maiores são as chances da planta se recuperar.

Lembre-se: evite deixar a begônia menor que 7,6 centímetros, já que ela fica mais suscetível ao surgimento de pragas.

Begônia gosta de sombra ou sol? Veja algumas dicas de cultivo dessa bela planta. Foto: Canva Pro

Florescimento

O florescimento da begônia acontece o ano todo, desde que os jardineiros ofereçam as condições adequadas.

Após o plantio, as primeiras flores começam a aparecer entre 3 a 4 meses. Por se tratar de uma floração intensa, é comum que esse processo aconteça na primavera ou no verão.

Quer saber mais dicas sobre cultivo? Acesse o Casa Vogue e aprenda novos macetes sobre a horta de temperos, publicado por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Carregando comentários aguarde...
...