Anúncio

Como cultivar dracena na água? Veja os macetes para dar certo

Aprenda essa método de cultivo, que não necessita de terra ou jardim!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 10 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Que tal aprender a cultivar dracena na água? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como cultivar essa planta que também é conhecida como Pau d’água. Além disso, saiba que a Dracaena traz um aspecto de natureza e sofisticação para dentro casa, através de uma decoração feita com vasos.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar dracena na água

Conhecida como Árvore de brotos de água, a Dracaena fragans também conhecida como Dracena de Vênus, é uma planta tropical perfeita para decoração interna ou externa. Por causa de sua folhagem pendendo combina tons de verde e amarelo. Sendo assim, fica ótima em vários espaços da casa.

Continua depois da publicidade

Além disso, se você tiver uma planta dessa adulta, saiba que à medida que amadurecem, essas plantas, que podem chegar a dois metros de altura, florescem, produzindo uma linda flor perfumada.

Como cultivar dracena na água
Como cultivar dracena na água? Veja os macetes para dar certo. Foto: Canva Pro

Leia também: Veja como cultivar alecrim e ter um belo vaso perfumado na sua casa

Cultivo

Um modo de como cultivar dracena na água é que os vasos proporcionais às mudas das plantas devem ser preparados com furos no fundo para uma drenagem adequada.

Nesse sentido, em seu interior coloca-se uma camada de argila expandida, seguida de uma manta drenante, que também se conhece como geotêxtil. A sua função é evitar a perda de solo e a entrada de insetos pelos orifícios de drenagem. Dessa forma, evita que eles ataquem a planta, alimentando–se de suas raízes.

Substrato

Em cima da manta, o próximo passo é adicionar o substrato rico em matéria orgânica até a altura desejada. Dessa forma, posicione as mudas de bastão d’água para completar o volume do vaso com o substrato restante.

O fertilizante deve ser aplicado neste momento. Recomenda-se o uso de um composto de micronutrientes de liberação lenta, vendido em lojas especializadas, pronto para crescer. No entanto, a fertilização deve ser repetida na primavera e no verão. Use um fertilizante mineral NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) 10-10-10 de acordo com as instruções do fabricante.

Propagação

Depois de saber como cultivar dracena na água, saiba que é fácil de multiplicar por corte. Nesse sentido, quando as plantas estiverem altas, corte as coroas das folhas com no mínimo um nó. Em seguida, plante em solo fertilizado para novas plantas.

Corte os caules em pedaços de 20-30 cm e coloque em solo rico, ou mesmo em um recipiente com água. Lembre-se de colocar em um lugar com muita luz do sol indireta, até que as raízes e os brotos apareçam. Entretanto, se você escolher enraizar na água, troque a água a cada 2 dias para que a estagnação se evite.

No momento em que as raízes medirem aproximadamente 2,5 centímetros, elas estarão prontas para e transplantarem para o solo. No entanto, durante o inverno, a raiz pode demorar para criar-se, por estar semi-inativa.

Quando as hastes restantes se cortarem, novos brotos aparecerão. Marque a direção de crescimento dos caules antes de cortar, visto que eles precisam estar “para cima” ao cortar a planta mãe.

Como cultivar dracena na água
Como cultivar dracena na água? Veja os macetes para dar certo. Foto: Pixabay

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...