Anúncio

Como enraizar galho de jabuticaba? Veja dicas práticas de cultivo

Conheça a seguir duas técnicas de como obter a sua muda de jabuticabeira usando modos bem práticos.

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 23 de maio de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Aprenda maneiras de como enraizar galho de jabuticaba. Confira hoje, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO, dois métodos diferentes para criar a sua muda de jabuticabeira de uma maneira muito fácil e gastando muito pouco. Prepare a sua horta ou o seu quintal, para receber esta nova árvore frutífera.

Continua depois da publicidade

Aprenda técnicas para enraizar galho de jabuticaba: faça suas mudas

Aprenda duas técnicas para fazer a sua muda de jabuticabeira utilizando métodos bem práticos e gastando pouco. Apesar de parecer complexo, saiba que é bem simples e pode ser feito na sua casa sem a necessidade de utilizar ferramentas específicas para isso.

Continua depois da publicidade
Como enraizar galho de jabuticaba
Como enraizar galho de jabuticaba? Veja dicas práticas de cultivo. Foto: Canva Pro

Leia também: Quanto tempo a jabuticabeira dá frutos? Saiba tudo agora mesmo

Novo Método

Este método de como enraizar galho de jabuticaba consiste em colocar o galho da jabuticaba em um saco de terra. Caso você não tenha um desse, pode ser um saco de lixo. Em seguida, em um balde, coloque 5 litros de água e separe um comprido de Cloridato de Tiamina, pois ele também funciona como enraizador.

Coloque o remédio em um recipiente com um pouco de água para que ele derreta. Vale lembrar que o melhor momento para fazer é na época de calor.

Para fazer isso, em primeiro lugar, pegue o galho, descasque a base e finque bem na terra. Em seguida, amarre bem o saco no galho. Não se esqueça de furar o plástico para que a água possa entrar. Depois, pegue outro saco e envolva novamente o galho com a terra.

No balde de água, jogue o comprimido derretido e mexa bem. Por fim, coloque o galho no balde e aguarde de 3 a 4 meses para que o processo dê resultado. Após esse período, já será possível plantá-lo na sua horta.

Técnica simples

Para esta técnica de como enraizar galho de jabuticaba, será preciso:

3 copos descartáveis;
Uma tesoura;
Uma faca;
Um barbante;
Terra.

Com os instrumentos na mão, escolha o galho que você desejar, pegue a faca e corte-o em formato de círculo bem de leve para não agredir a planta, mas sem quebrar a muda.

Antes disso, retire as folhas que estiverem no caminho da parte que será cortada. Em seguida, meça 4 dedos abaixo da parte que você passou a faca e repita o processo. Feito isso, essa parte, você raspa com a faca.

Após isso, pegue dois copos descartáveis, corte no meio e faça um triângulo no fundo. Coloque um dos copos na parte que você descascou e outro envolva no primeiro copo, mas cobrindo a parte cortada para que não vaze.

Como enraizar galho de jabuticaba
Como enraizar galho de jabuticaba? Veja dicas práticas de cultivo. Foto: Canva Pro

No copo que sobrou, encha metade com terra no fundo e a outra metade com areia. Em seguida, misture tudo e coloque dentro dos outros copos. Pegue o barbante e entrelace os copos no galho.

Regue usando um borrifador todos os dias de manhã e de tarde. É importante não deixar a terra secar, pois caso você se esqueça de molhar, é provável que o processo não dê resultado.

Depois de 35 dias, corte a região embaixo dos copos, retire toda a terra e, caso já tenha criado raiz, já será possível replantá-la em outro local.

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Carregando comentários aguarde...
...