Anúncio

Como fazer mudas de jiboia? Decore a sua casa com a beleza dessa planta

Aprenda a fazer mudas de jiboia a partir de uma planta saudável

Anúncio


Continua depois da publicidade

Mudas de jiboia são perfeitas para presentear uma pessoa querida ou propagar pela sua casa, jardim ou varanda. Além disso, ela é ideal para dar aquele ar de leveza e sofisticação no ambiente, ficando lindas na decoração interna ou externa. Sendo assim, hoje 26 de janeiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá te mostrar como fazer mudas de jiboia.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer mudas de jiboia

A jiboia, é uma espécie que rapidamente mostra os resultados de raízes fortes e folhas de cor intensa, o que facilita e agiliza a produção de mudas. Veja abaixo, o passo a passo de como fazer mudas de jiboia e ornamente a sua casa com essa bela espécie.

Continua depois da publicidade

Avalie a planta “mãe”

Antes de tudo, é interessante que a planta de onde irá originar outras plantas através de mudas seja saudável e possua como cor e vigor. Além disso, saiba que você nunca deve fazer mudas a partir de plantas jovens.

Saiba como fazer mudas de jiboia. Foto: Canva Pro

Leia também: Como podar pé de limão? Veja o segredo para ter muitos frutos

Tamanho da planta jiboia

É importante que o tamanho da planta seja levado em consideração. Se a planta que irá fornecer as mudas for jovem ainda, as mudas também serão pequenas e irão demorar um pouco mais para se desenvolver.

Como cortar a planta jiboia para fazer a mudas?

Após escolher a jiboia e analisar se é favorável para o desenvolvimento da muda, então é hora de cortar. Para isso, é importante escolher o instrumento adequado, podendo ser utilizada tesoura de poda ou estilete que esteja bem afiado.

Para cortar corretamente, posicione o instrumento na diagonal e faça o corte de uma forma que fique inclinado. Depois disso, o ramo cortado deve ser colocado em um copo com água para que nasçam as raízes.

Onde deixar a muda de jiboia

O recipiente pode ser deixado dentro ou fora de casa, nessa etapa a luminosidade não tem grande interferência ainda. Entretanto, se deixar o recipiente na área interna da casa, não precisa se preocupar em trocar a água, apenas complementar quando observar a necessidade.

No entanto, quando o recipiente estiver no lado de fora da casa e exposto ao vento, insetos e resíduos, para impedir que a água seja contaminada e prejudique o desenvolvimento saudável da muda é preciso mudar a água com frequência, ou colocar telinhas de proteção na boca do vaso.

Se o seu objetivo for fazer muitas mudas para vários vasos ou montar um vaso com mais jiboias para ficar bem recheado, então separe alguns recipientes e faça várias mudas. Ficará perfeito.

Saiba como fazer mudas de jiboia. Foto: Canva Pro

Quanto tempo para a muda pegar

Após fazer todo o processo de escolher a planta ideal fazer o corte corretamente e o local para armazenar, logo entre sete e dez dias as raízes irão surgir. No entanto, espere que a muda se fortaleça para transplantar.

Além disso, com vinte dias e as raízes já fortes, sua muda estará pronta para ir ao solo. Pode ser transplantada para ao solo antes, mas é importante que tenha certeza que a muda está forte para não correr o risco de a planta enfraquecer.

Leia também: Margarida: veja dicas necessárias sobre como cultivar e ter flores o ano todo

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...