Anúncio

Como fazer semente de berinjela germinar? Aprenda a fazer o plantio

Saiba como cultivar berinjela em sua horta de maneira fácil!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 17 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Gostaria de aprender a como cultivar e fazer semente de berinjela germinar? Confira hoje, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO, o passo a passo de como cultivar esse delicioso fruto de maneira prática e sem a utilização de agrotóxicos.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer semente de berinjela germinar: veja o método mais simples

A berinjela é um fruto originário da Índia. Além de ser rico em vitamina C, esse fruto é capaz em atuar contra doenças cardíacas. Podendo ser consumida empanada, também é possível preparar a berinjela em antepastos.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, algumas informações sobre o seu cultivo.

Fazer semente berinjela germinar
Como fazer semente de berinjela germinar? Aprenda a fazer o plantio. Foto: Canva Pro

Leia também: Veja como eliminar cupim com ingrediente natural e seguro

Germinando a semente da berinjela

Sementes de berinjela podem ser facilmente encontradas em floriculturas. Por isso, adquira-as em seu local favorito, assim terá certeza de que estão saudáveis. Você pode usar qualquer recipiente para germiná-la, desde copos plásticos a vasos específicos.

Tenha o cuidado de não deixar que o recipiente enxerque com facilidade. Então, adicione terra ou composto bem adubado para iniciar o processo. Em seguida, coloque as sementes na terra em buracos de 0,5 centímetros de profundidade.

Procure fazer isso nos meses de agosto a dezembro, quando o clima não está frio. Depois, regue bem sem exageros e aguarde de 20 a 30 dias até que serem germinadas. Apenas as passe para outro recipiente quanto atingirem 20 centímetros de altura.

Conhecendo os cuidados essenciais depois do plantio da berinjela

Quando for mudar o lugar da sua muda, você pode usar um vaso ou um canteiro. Afinal, essa planta se dá bem em qualquer um dos dois espaços. Mas lembre-se de que é preciso ter espaço entre elas para que possam se desenvolver.

No caso de vasos, é preciso que eles tenham cerca de 30 centímetros de profundidade. Além disso, para bons resultados é preciso ter uma boa exposição à luz solar. Assim como as regas nunca devem ser feitas durante as horas de sol.

Assim que a planta começar a produzir frutos, procure apoiá-la em estacas para que os ramos não tombem. Ademais, realize a fertilização do solo, que precisa ter boa drenagem, a cada dois meses. Além disso, sempre procure protegê-las de doenças e pragas.

Quais são os principais benefícios que ela pode proporcionar?

O consumo de berinjela é feito, em especial, para dietas de emagrecimento. Afinal, ela ajuda a diminuir o nível de colesterol e triglicerídeos. Assim como possui poucas calorias, dando uma sensação de satisfação para quem a ingere.

Por outro lado, esse legume influencia positivamente na circulação de sangue, tendo ação anti-inflamatória. Além disso, possui grande quantidade de antioxidantes e ácido fólico em sua composição. Dessa forma, combate a anemia e melhora a memória.

Fazer semente berinjela germinar
Como fazer semente de berinjela germinar? Aprenda a fazer o plantio. Foto: Canva Pro

Veja mais dicas

Veja algumas dicas de cuidados com essas plantas, nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Como plantar Pitaya no chão; aprenda o passo a passo

DICAS VALIOSAS de como cuidar da sua MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS com muito carinho

Carregando comentários aguarde...
...