Anúncio

Quanto tempo demora para nascer um dente de alho?

Aprenda a cultivar esse delicioso tempo em sua casa, de maneira orgânica!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 18 de junho de 2022, por Sônia LopesQuanto tempo demora para nascer um dente de alho? Confira hoje, aqui no a Horta Jardim & Cia do Folha GO, o passo a passo de como cultivar alho em seu quintal, e saiba quando tempo leva para ocorrer a germinação e também para chegar no ponto de colheita. Entre as vantagens de cultivar esse tempero em sua casa, está a possibilidade de não utilizar agrotóxicos.

Continua depois da publicidade

Quanto tempo demora para nascer um dente de alho? Veja dicas de cultivo

Um dos temperos mais queridos pelos brasileiros. O alho ajuda com problemas de colesterol e pressão alta. Além disso, combate fungos e bactérias no organismo. Sobretudo, ele adere ao prato um sabor único e delicioso.

Continua depois da publicidade
Tempo nascer dente alho
Quanto tempo demora para nascer um dente de alho? Foto: Canva Pro

Qual é o tempo necessário para a germinação?

Como sementes de alho levam anos para germinar, o melhor é usar seus dentes. Dessa forma, leva apenas cerca de três meses para que se forme uma cabeça de alho. Entretanto, é preciso esperar que as folhas mais velhas sequem para fazer a colheita.

Aguarde pelos dias mais secos para realizar o procedimento. Você deve arrancar a planta inteira, tomando o cuidado de não quebrar as suas folhas. Em seguida, é preciso deixar os bulbos secando ao sol, eliminando o excesso de água.

Nunca esqueça de armazenar o alho em locais secos e bem arejados. Assim, ele durará muito mais tempo para perder sua qualidade. Dessa forma, ele poderá ser utilizado até mesmo um ano depois de feita a colheita.

Como se deve cultivar o dente de alho?

Ele pode ser plantado em vasos ou diretamente me canteiros. Contudo, você deve fazer a fertilização do solo a cada dois meses. Além disso, sempre deixe à terra úmida, mas nunca encharcada. Uma boa drenagem do solo gera um bom desenvolvimento.

A frequência das regas, portanto, deve ser feita de acordo com a secura do solo. Ademais, você deve eliminar ervas daninhas, pois elas prejudicam a nutrição da planta. Sobretudo, nunca planta o alho na mesma terra que a cebola.

Ele precisa ter uma boa iluminação, com raios solares atingindo-o diretamente. Logo, deixe o vaso próximo de janelas e os canteiros bem localizados. Aplique misturas caseiras de água com detergente neutro, vinagre ou borras de café para evitar pragas.

Qual é a melhor forma de plantio do dente de alho?

Você deve separar dentes de alho saudáveis para o plantio. Então, plante-os em buracos com 3 centímetros de profundidade. Entretanto, isso vária de região para região. Aumente 5 centímetros, se estiver muito frio.

A parte mais fina do dente deve estar virada para cima. Além disso, você deve deixar um espaço de 10 centímetros entre cada um. Assim, eles poderão se desenvolver com facilidade. Utilize um solo bem fertilizado e realize uma rega sem excessos.

Durante a fase inicial, molhe com bastante frequência. Em seguida, quando aparecerem os brotos, vá diminuindo. Tente calcular o tempo para a colheita e não melhor quando acreditar que falta cerca de 20 dias para ela.

Tempo nascer dente alho
Quanto tempo demora para nascer um dente de alho? Foto: Canva Pro

Veja mais dicas

Veja algumas dicas de cuidados com essas plantas, nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Carregando comentários aguarde...
...