Anúncio

Como plantar um galho de samambaia?

Saiba como fazer suas próprias mudas de samambaia, de maneira simples e muito fácil!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 18 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Que tal aprender a como plantar um galho de samambaia? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como fazer mudas samambaia em casa. Além disso, iremos apresentar algumas técnicas de manejo que são essenciais para mantê-la sempre saudável e bonita, preservando as suas folhas verdes.

Continua depois da publicidade

Saiba como plantar um galho de samambaia

Agora, ficou muito fácil saber como fazer essas mudas. Porque você só precisa seguir os mínimos detalhes passo a passo, conforme descrito abaixo. Assim, você pode ter certeza de que suas novas plantas poderão crescer mais saudáveis ​​e fortes.

Continua depois da publicidade
Como plantar galho samambaia
Como plantar um galho de samambaia? Foto: Canva Pro

Quais são os melhores tipos de samambaias para fazer o plantio a partir do caule?

Esse é o método mais recomendado para realizar o plantio da samambaia renda portuguesa ou samambaias-azuis. Isso porque, além de fornece um melhor suporte para a planta, esse método facilita o transplante para outros vasos.

Etapa 1: remova as hastes corretas da samambaia adulta e garanta um novo crescimento

Primeiro, tenha em mãos uma tesoura de poda que prática e eficiente. Observe que as hastes que devem ser selecionadas não são as de cima, e sim aquelas das partes subterrâneas da planta no vaso.

Após ter feito a separação, pegue a sua tesoura de poda e corte seus caules subterrâneos na diagonal. Nesse caso, deve deverá requer duas hastes. Pois, é a partir delas que será possível gerar uma nova planta e garantir o seu crescimento.

Etapa 2: plantar caules subterrâneos para criar novas mudas de samambaia

Em seguida, separe um vaso e coloque partes iguais de solo orgânico e húmus de minhoca. Essa mistura irá garantir que ela fique mais forte e também a tornará mais nutritiva e com mais energia para crescer.

Feito isso, coloque as hastes no solo e não deixe as folhas de fora. Assim porque eles precisam estar ao ar livre para que um novo crescimento seja possível, e assim possam suportar qualquer contratempo sem morrerem sufocados.

Etapa 3: cuidados essenciais para mudas de samambaia

Após realizar o plantio, é importante manter as mudas em um ambiente com sombra parcial. Isso porque, muita luz solar poderá queimar suas folhas.

Além disso, lembre-se de fazer o possível para manter o solo sempre úmido e se excessos durante a rega, evitando alagar o substrato da planta.

Como plantar galho samambaia
Como plantar um galho de samambaia? Foto: Canva Pro

Veja mais dicas

Veja algumas dicas de cuidados com essas plantas, nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Carregando comentários aguarde...
...