Anúncio

Saiba quando você deve adicionar areia nos vasos de plantas: evite excessos

Aprenda algumas instruções para evitar excessos que possam comprometer as plantas!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 23 de março – Ao colocar areia no vasos das plantas, você fica com dúvidas sobre a frequência e quantidade? Por isso, o Horta, Jardim & Cia irá explicar quando você deve adicionar areia nos vasos de plantas, para evitar excessos que possam comprometer as plantas ou a falta que possa comprometer a drenagem da água no solo.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, algumas dicas de como identificar a situação ideal para colocar areia nos vasos, afim de melhorar o cultivo de suas plantas.

Saiba quando adicionar areia nos vasos de plantas

Primeiramente, a maioria das plantas não suporta um solo muito encharcado. E enquanto você estiver cultivando elas, existe uma forma de você simplesmente ajudar a água ser drenada mais rápido para deixá-lo seco mais rápido, ao ponto de deixar somente a umidade. 

Continua depois da publicidade

Dessa forma, a areia é uma grande aliada na hora do cultivo da maioria das plantas, sendo uma grande auxiliadora, pois justamente é capaz de absorver a água e impedir que o excesso de líquido possa apodrecer a raiz.

Acompanhe logo abaixo, as situações nas quais você pode adicionar areia nos vasos de plantas, sem erro algum.

Saiba quando você deve adicionar areia nos vasos de plantas: evite excessos. Foto: Canva Pro

Leia também: Qual o melhor horário para regar plantas de maneira segura e eficaz? Saiba agora

Para a drenagem do solo

Drenar o solo é o objetivo principal da areia nos vasos de plantas. Assim, preparar um substrato arenoso significa que você está preparando um substrato que é bem drenado e ideal para as plantas que preferem solos mais secos.

Além disso, a areia é capaz de facilitar a passagem de água para o fundo do vaso, pois ela consome e vai absorvendo toda a água da terra comum ao máximo que consegue.

Um solo no qual não possui areia é sinônimo de um solo que corre grandes riscos de ficar extremamente encharcado. Apesar de existir espécies de plantas que adoram o excesso de água, não é o ideal deixá-las tão molhadas. Pois, isso pode prejudicar a saúde das plantinhas, apodrecendo as raízes até que elas morram.

Sendo assim, para você ter um solo saudável para as suas plantas não importando a espécie, sempre coloque areia no fundo do vaso. Nesse caso, o mais recomendado na hora de você preparar um solo adequado para qualquer tipo de planta e fazer o plantio é você colocar pedras no fundo do vaso.

Em seguida, coloque um pouco de areia para misturar com a terra comum e o adubo.

Dicas de quando você deve adicionar areia nos vasos de plantas - Reprodução AdobeStock
Saiba quando você deve adicionar areia nos vasos de plantas: evite excessos. Foto: Adobe Stock

Para impedir a proliferação de mosquitos e insetos

Por fim, uma outra forma também que você pode fazer uso da areia nos vasos de plantas, é do lado externo dela nos pratinhos.  Isso porque, se você está fazendo um cultivo de plantas no lado externo da sua casa, você deve tomar muito cuidado com a proliferação de mosquitos e insetos.

Uma forma de impedir que a proliferação aconteça, é colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas. Pois, a água será absorvida rapidamente e não ficará parada apenas esperando receber as larvinhas.

Leia também: Dicas fáceis de como cultivar orquídeas: uma planta linda e de clima tropical; confira

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...