Anúncio

Qual a melhor época para plantar alho? Aprenda a plantar e cultivar em seu quintal

Saiba como cultivar alho de qualidade em sua casa, de maneira orgânica!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 19 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Está com dúvidas sobre qual a melhor época para plantar alho? Confira hoje, aqui Horta Jardim & Cia do Folha GO, algumas dicas para cultivar alho em sua casa, da maneira correta. Veja algumas técnicas de manejo que não necessitam utilizar agrotóxicos, e saiba como produzir dentes grandes de alho para utilizar em suas receitas.

Continua depois da publicidade

Qual a melhor época para plantar alho? Descubra agora mesmo

A princípio, o alho é considerado um dos ingredientes mais presentes na culinária brasileira, junto com a pimenta-do-reino.

No entanto, o seu plantio deve ser feito a partir dos seus dentes e nunca suas sementes. Isso porque, as sementes levam anos para germinar e começar a produzir cabeças de alho.

Continua depois da publicidade
Melhor época plantar alho
Qual a melhor época para plantar alho? Aprenda a plantar e cultivar em seu quintal. Foto: Canva Pro

Qual é a melhor escolha para plantar alho?

Essa é uma hortaliça muito resistente que pode ser achada facilmente o ano todo. Entretanto, os melhores meses para o seu plantio são março e abril. Dessa forma, as condições climáticas favorecem bastante o crescimento da planta.

A informação varia de acordo com cada região. Em especial, por conta da diferença climática que há no mundo todo. Mas não há com o que se preocupar, afinal, basta tomar certas precauções durante o plantio.

Ou seja, quando o clima for ameno ou quente, os dentes de alho devem ser plantados mais próximos da superfície. Cerca de 3 centímetros. Por outro lado, no frio é necessário que seja mais fundo, por volta de 8 centímetros.

Qual é a melhor forma de cultivo?

A melhor forma de cultiva para economia doméstica é em vasos. Assim, você deve-se preocupar com a fertilidade do solo utilizado. Além disso, deve criar um ambiente que tenha temperatura média de 12 °C.

É importante deixar uma distância de pelo menos 10 centímetros entre os dentes de alho. Eles, por sua vez, devem estar bem saudáveis e fortes. Sobretudo, seu solo deve ter boa drenagem, para evitar pequenas inundações.

Dessa forma, levará pouco tempo para que as cabeças de alho sejam formadas. Lembre-se, no entanto, de parar de regar quando faltarem 20 dias para a colheita. Desse modo a remoção do excesso de água se torne mais fácil.

Quais são os benefícios do alho?

O alho é um excelente anti-inflamatório. Assim, ele ajuda a prevenir pressão alta e doenças cardíacas. Além disso, ele também ajuda no metabolismo do corpo. Dessa forma, é um aliado na perda de peso saudável.

Na medicina, ele é utilizado para combater infecções, bactérias e até fungos. Há, sobretudo, vários xaropes caseiros feitos com ele. Em especial, as pessoas o utilizam para chás mais grossos que repõem vitaminas e aumentem a imunidade.

Poucos sabem, mas ele também ajuda na prevenção de demência e da doença de Alzheimer. Afinal, suas vitaminas são capazes de estimular o trabalho do cérebro. De modo que a memória e o bem estar são potencializados.

Melhor época plantar alho
Qual a melhor época para plantar alho? Aprenda a plantar e cultivar em seu quintal. Foto: Canva Pro

Veja mais dicas

Veja algumas dicas de cuidados com essas plantas, nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Carregando comentários aguarde...
...