Anúncio

Quanto tempo leva para produzir a berinjela? Saiba cultivar

Aprenda tudo sobre o plantio de berinjela!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 19 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Está com dúvidas sobre quanto tempo leva para produzir a berinjela? Confira hoje, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO, todos os segredos para o cultivo da berinjela. Além de ser repleta de benefícios para a nossa saúde, esse fruto pode ser cultivo de uma maneira simples e fácil em sua casa, desde que sejam colocados em prática, todos cuidados necessários para mantê-la sempre saudável e produtiva.

Continua depois da publicidade

Quanto tempo leva para produzir a berinjela? Aprenda o segredo

Originária do leste da Índia, a berinjela é um alimento muito procurado no mercado brasileiro. Afinal, ela está presente em dietas de emagrecimento e combate à anemia.

Além disso, saiba que esse fruto é rico em vitamina C, antioxidantes e muito benéfico para a memória.

Continua depois da publicidade
Quanto tempo produzir berinjela
Quanto tempo leva para produzir a berinjela? Saiba cultivar. Foto: Canva Pro

Quando se pode colher a berinjela?

Essa planta deve ser cultivada nos meses mais quentes do ano. Após o plantio, leva cerca de um mês até que suas sementes sejam germinadas. Então, é necessário regá-la regularmente e realizar a fertilização do solo adequadamente com húmus de minhocas.

O clima natural da berinjela é tropical e subtropical. Por isso, quanto mais próximo desse clima ela estiver, mais rápido ela produzirá frutos. Assim, há uma média de três meses desde o momento do plantio das sementes.

Essa planta possui em seu ciclo o período da floração. Portanto, é possível basear-se nele para realizar a previsão dos frutos. Dessa forma, leva cerca de 10 a 40 dias depois que as flores nascerem. Além disso, sua produção pode durar cerca de 3 meses. Cuidado para você não afogue sua planta rega corretamente.

Como deve ser feita a colheita da berinjela?

O melhor horário para colher a berinjela é durante o início da manhã e ao fim da tarde. Dessa forma, a planta não será prejudicada com a exposição das feridas geradas aos raios solares. Além disso, os frutos também não serão expostos à luz solar.

Você deve usar uma tesoura esterilizada para cortar os frutos da planta. Assim, as lesões causadas serão reduzidas. Ademais, procure aplicar produtos próprios para acelerar o processo de cicatrização e diminuir a exposição a bactérias.

As berinjelas colhidas devem ser manuseadas com cuidado, pois são sensíveis. Portanto, evite amassá-las ou batê-las, conservando melhor sua qualidade. Sobretudo, elas devem ser lavadas com água clorada para a remoção de toxinas na parte exterior.

Quais os benefícios que esse alimento tem?

Poucas pessoas sabem que a berinjela é uma grande aliada na prevenção de diversos tipos de câncer. Afinal, elas possuem antioxidantes que ajudam na memória e na circulação do sangue. Eles também são responsáveis por prevenir células cancerígenas.

Além disso, a grande presença de vitamina C proporciona nutrição para a pele. Assim como o cálcio, o magnésio e o potássio dela atuam na melhora do funcionamento do organismo. Portanto, é uma ótima opção para quem faz dieta para controle de peso.

Quanto tempo produzir berinjela
Quanto tempo leva para produzir a berinjela? Saiba cultivar. Foto: Canva Pro

Veja mais dicas

Saiba algumas dicas e cuidados com essas plantas, nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Carregando comentários aguarde...
...