Anúncio

Entenda como a enxertia de hortaliças funciona: veja dicas práticas

Saiba o que é enxertia e veja como utilizar essa técnica de propagação em seus cultivos!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Conheça melhor método para fazer enxertia em hortaliças, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO. Veja o que é preciso saber antes de realizar esse tipo de procedimento, e conheça os seus benefícios. Além de acelerar o processo de produção, saiba que a enxertia ajuda a melhorar a qualidade das suas hortaliças.

Continua depois da publicidade

Entenda como a enxertia de hortaliças funciona

A enxertia é uma técnica de propagação cujo objetivo é combinar características agronômicas desejáveis ​​de diferentes indivíduos. Como, por exemplo, a resistência a doenças do solo conferida por um indivíduo e a qualidade do fruto de outro, em uma única planta, pela adição de partes desses indivíduos.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, as espécies que se envolvem nesse processo se chamam de porta-enxertos e copas. No que se refere ao cultivo de hortaliças, o Japão utiliza essa técnica desde o início do século 20, desde que se previna a murcha da melancia, garantindo assim o cultivo mais saudável da variedade.

Enxertia de hortaliças
Entenda como a enxertia de hortaliças funciona: veja dicas práticas. Foto: Canva Pro

Veja também: Como fazer enxertia da manga de forma correta? Aprenda o passo a passo

Passo a passo de como fazer

Em primeiro lugar, para fazer a sua enxertia de hortaliças é preciso semear o porta-enxertos e em bandejas para produzir plantinha. Se você optar por usar mudas mais desenvolvidas para transplante, os porta-enxertos podem-se semear em recipientes grandes.

Substratos comerciais devem ser fertilizados equilíbrio. Especialmente sem excesso de nitrogênio, e as mudas são regadas moderadamente para evitar ocorre o tombamento. Devem-se fazer as mudas em um ambiente bem iluminado para que não fiquem atordoadas.

Depois de 20-25 dias (as mudas se desenvolvem mais rapidamente durante temperaturas mais altas), realize a operação de enxertia. Faça isso uma lâmina de barbear ou bisturi e grampo. No entanto, para sistemas de produção profissionais para mudas, a viabilidade do uso da robótica deve ser avaliada.

Dicas essenciais para esse procedimento

A enxertia de hortaliças envolve cortar a haste lateralmente da muda do porta-enxerto até cerca de 8 cm de altura. Em seguida, corte a parte superior que tem cerca de 1,5 cm.

Ao preparar o enxerto, corte e cruze a muda na altura das folhas. Em seguida para os cotilédones, corte a extremidade inferior da haste, formando uma “cunha” de cerca de 1 cm. Depois insira o bisel do rebento na fenda do porta-enxerto.

Benefícios

A vantagem do uso de mudas oriundas de enxertia de hortaliças é que elas produzem plantas mais vigorosas. Além disso, tem melhor desempenho do que mudas sob condições de estresse biótico e abiótico.

Isso porque suas raízes são mais desenvolvidas. Dessa forma, facilita processos fisiológicos como absorção e transporte de nutrientes e água, o que facilita a produção de fotoassimilados. Portanto, aumentando assim a produtividade.

Por exemplo, plantas de pimentão enxertadas podem aumentar o rendimento de frutas em qualquer lugar de 25% a 40%.

Além disso, essas frutas podem conter maiores teores de compostos funcionais, como por exemplo:

  • Vitamina C;
  • Licopeno;
  • Caroteno;
  • Antioxidantes;
  • Sólidos solúveis totais.

Assim como, altera também as características físicas da fruta, como:

  • Cor;
  • Textura;
  • Firmeza;
  • Formato;
  • Tamanho.
Enxertia de hortaliças
Entenda como a enxertia de hortaliças funciona: veja dicas práticas. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...