Anúncio

Saiba cultivar a Dendrobium: veja dicas infalíveis de plantio

Veja mais detalhes sobre as orquídeas Dendrobium, e aprenda a cultivá-la da maneira correta em sua casa!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 12 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Que tal aprender cultivar a orquídea Dendrobium? Confira hoje, aqui o Horta Jardim & Cia do Folha GO, o passo a passo de como fazer o plantio dessa flor que é repleta de beleza e perfeita para utilizar na decoração de ambiente. Apesar das orquídeas terem a fama de serem exigentes em seu cultivo, saiba que essa espécie é fácil de cultivar, desde que sejam fornecidos todos os cuidados necessários.

Continua depois da publicidade

Saiba como Cultivar a orquídea Dendrobium

As orquídeas Dendrobium, que possuem origem do sudeste da Ásia, são muito famosas e fáceis de cultivar! Mesmo em áreas urbanas, é comum em viveiros, jardins ou amarrados a troncos de árvores.

Além disso, ela floresce o ano todo, mas é mais comum na primavera. Sendo assim, é uma ótima opção para quem deseja deixar o seu jardim bonito o ano inteiro. Então, aprenda a fazer o cultivo dessa planta a seguir.

Continua depois da publicidade
Como cultivar Dendrobium
Saiba cultivar a Dendrobium: veja dicas infalíveis de plantio. Foto: Pixabay

Leia também: 5 cuidados especiais com as raízes das orquídeas; são indispensáveis!

Como plantar

Antes de saber como cultivar dendrobium, saiba que durante a estação de crescimento, esta planta precisa de regas frequentes e amplas, especialmente no verão. Deixe a orquídea secar entre as regas para que as raízes não fiquem encharcadas e percam a capacidade de respirar.

O local de cultivo deve ser bem ventilado e bem iluminado. No entanto, em locais muito quentes, evite o sol da tarde que pode queimar as folhas.

A orquídea pode ser amarrada a um tronco de árvore superficialmente irregular e, se manuseada adequadamente, pode se desenvolver em enormes flores que produzem centenas de flores.

Para fertilizar durante a estação de crescimento das plantas, é necessário usar um fertilizante granular tipo fórmula NPK 10-10-10, dissolver, regar o substrato.

No dia anterior, não se esqueça de regar bem para evitar concentrações de sal que possam prejudicar suas plantas. Como o Dendrobium floresce do final da primavera ao início do verão, você deve fertilizar a planta no início da primavera, como NPK 4-14-8.

Substrato

Para realizar o preparo de uma substrato ideal para cultivar a Dendrobium, você pode criar composto de turfa, casca de pinheiro e carvão. Nesse caso, basta juntar esses ingredientes em um recipiente e misturá-los até se unirem completamente.

Iluminação

Como mencionamos anteriormente, esse tipo de flor desfruta de um ambiente fresco e bem iluminado. Mas atenção: Evite plantar sob luz solar direta.

Frequência de rega

A rega pode ser semanal (em regiões quentes) ou quinzenal (em climas temperados). Dessa forma, a melhor maneira de regar as orquídeas é segurá-las embaixo da torneira e deixar a água escorrer pelos orifícios do vaso.

Além disso, evite o uso excessivo durante todo o processo de cultivo para não danificar as raízes da planta.

Floração

Floresce o ano todo, mas é mais comum na primavera. Durante a época de floração, se regadas com mais frequência, as orquídeas produzirão e produzirão keikis, que são mudas.

Portanto, um fator importante de como cultivar dendrobium é que se regada moderadamente ou com pouca frequência (como uma vez por semana), o resultado serão lindas flores.

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

DICAS VALIOSAS de como cuidar da sua MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS com muito carinho

Carregando comentários aguarde...
...