Anúncio

Veja como ter um pé de carambola no seu pomar; é mais fácil que você imagina

Confira todos os truques necessários

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 07 de junho de 2020, por Rodrigo Guimarães. Quer saber como ter um pé de carambola no seu pomar? Confira aqui no Horta, Jardim e Cia. Afinal de contas, esse fruto é saboroso, nutritivo e vai bem em muitas receitas. Ficou interessado? Então vem comigo que eu te conto tudo!

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a carambola

A carambola (Averrhoa carambola) é uma planta originária da Índia e sua árvore pode atingir até 8 metros de altura. Apesar de seus frutos serem muito gostosos e possuírem muitos nutrientes, eles também contêm alto teor de caramboxina e ácido oxálico.

Essas substâncias não conseguem ser eliminadas por rins que estejam doentes e se acumulam no organismo, causando sérios problemas. Portanto, quem sofre de insuficiência renal ou tem predisposição a essa doença não deve consumir a carambola.

Continua depois da publicidade

Entretanto, se esse não é o seu caso, você pode comer esses frutos sem culpa: a carambola tem baixo valor calórico, ajuda a emagrecer, possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antitérmicas e até ajuda a controlar o diabetes.

Como ter um pé de carambola no seu pomar

Você pode cultivar a carambola a partir das sementes. É só retirá-las do fruto maduro, plantá-las em um saquinho ou outro recipiente com terra adubada e regar de manhã e à tarde, mantendo o recipiente em um local sombreado.

Porém, fazer uma muda por estaquia ou alporquia faz com que a planta produza mais cedo. De qualquer modo, com a muda em mãos, você deve fazer o seguinte para ter um pé de carambola no seu pomar:

  • Plante a muda em uma cova de cerca de 40 cm de profundidade;
  • Essa cova deve conter uma mistura de terra, esterco de curral curtido e areia lavada em proporções iguais;
  • Cuide para que a muda de carambola fique bem firme no solo;
  • Regue bem, de forma que o substrato fique úmido, mas não encharcado;
  • Proteja a muda do sol forte, com uma espécie de tendinha, até que ela pegue bem;
  • Depois da muda estar bem pega, retire a proteção, pois o pé de carambola uma planta de sol pleno;
  • Continue com as regas até que a planta esteja bem estabelecida. Depois, você pode espaçar bem a frequência com que a molha, pois o próprio pé de carambola consegue captar a água do subsolo e da chuva.

Em quanto tempo o pé de carambola produz?

Carambola - Reprodução Freepik
Carambola – Reprodução Freepik

A cada 3 meses, adube o pé de carambola com adubo NPK e fertilizantes orgânicos. Faça podas sazonais para estimular o crescimento e a brotação e fique de olho nas pragas.

Sob essas condições, em cerca de 2 anos você já estará colhendo suas primeiras carambolas. Aliás, um só pé de carambola produz, em média, entre 1000 e 2000 frutos por ano.

Viu como é fácil ter um pé de carambola no seu pomar?

Agora leia também essa matéria da Casa Vogue, de Vanessa D’Amaro, publicada em 27 de junho de 2020!

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...