Anúncio

4 curiosidades sobre as samambaias que você não sabia; confira

Veja essas curiosidades e faça o cultivo em sua casa

Anúncio


A samambaia é uma planta com muitas características e é muito comum nos ambientes que passamos, principalmente em casas/ apartamentos. Então, hoje, 09 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go trazemos algumas curiosidades sobre a samambaia que talvez você não saiba.

Continua depois da publicidade

Saiba algumas curiosidades sobre a samambaia

A samambaia é uma planta muito usada em decoração de casas/ apartamentos/ escritórios, entre outros ambientes internos. Veja abaixo algumas curiosidades sobre essa planta tão requisitada e bonita.

1. Há espécies com comercialização proibida

Isso mesmo, a samambaia tem uma espécie que se chama “Xaxim” (Dicksonia sellowiana) na qual tem a comercialização proibida. No Brasil é famosa também pelo nome de samambaiaçu e samambaiaçu-imperial.

Continua depois da publicidade

Explorou-se essa espécie devido ao caule que era essencial para fabricar vasos e projetos artísticos, além disso também se usava para dar suporte à bromélias e orquídeas. Então, por causa dessas atividades e muitas outras, o xaxim entrou na lista de espécies ameaçadas de extinção do IBAMA.

Continua depois da publicidade

Além dessas práticas, o xaxim também morre se for retirada de seu habitat e colocado em lugares inapropriados, fazendo então aumentar os riscos de extinção.

Leia mais: Hibiscos; veja 4 dicas infalíveis para cultivar a sua bela árvore florida

2. Têm espécies que podem ser cultivadas dentro de casa

4 curiosidades sobre as samambaias que você não sabia! Foto: Canva Pro.

Veja algumas espécies que você mesmo pode realizar o cultivo e ter essa linda planta em sua casa:

  • Samambaia amazonas (Polypodium decumanum)

É uma espécie que deve ser mantida em local com boa iluminação, porém sem muita sem muita incidência solar É um modelo mais diferenciado dos demais e muito usada para ornamentação.

  • Samambaia americana (Nephrolepis exaltata)

Essa samambaia tem cor em verde claro e formato mais compacto embora tenha suas touceiras volumosas. Ela gosta de pouco contato com sol e solo úmido.

  • Samambaia de metro (Polypodium subauriculatum)

As folhas dessa espécie podem ter até 2m de comprimento, e para deixar essas folhagens com espaço livre, recomenda-se que coloque pendura na parede com uma boa altura.

  • Samambaia de renda francesa (Rumohra adiantiformis)

Essa espécie tem folhas mais delicadas se comparar com outras espécies, além de precisar de solo úmido, um local com boa iluminação e pouco vento para que tenha um bom desenvolvimento.

  • Samambaia paulistinha (Nephrolepis pectinata)

É uma espécie exótica em que pode se cultivar diretamente no solo em local com meia-sombra, assim consegue ter um desenvolvimento saudável.

3. Há samambaias que crescem em troncos e galhos de árvores

Muitas samambaias têm desenvolvimento em troncos e galhos de árvores, outros são em terrenos de pantanal ou até mesmo boiam em lagoas. Um exemplo é a samambaia-de-metro que tem desenvolvimento como erva daninha nos campos.

Também há samambaias que são hostis como invasoras, pois podem ameaçar a biodiversidade do local. Por exemplo, a samambaia australiana, que é nativa do Havaí e tem crescimento sem controle e ainda compete com a vegetação local.

4. As samambaias podem contribuir para a saúde

A Pteris Vittata, a samambaia chinesa, pode contribuir bastante para a saúde devido ao seu poder biorremediador, principalmente em locais contaminados por mineração e pesticidas.

A samambaia chinesa atua acumulando a substância contaminante em seu tecido, neste caso removendo do solo, então evita-se a poluição e se controla a propagação, dessa forma a samambaia contribui evitando que os nativos da terra desenvolvam câncer por esse meio contaminante.

Por fim, gostou de conhecer as curiosidades sobre a samambaia? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: O que fazer quando a planta entra em dormência: entenda sobre o assunto e saiba como resolver

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...