Anúncio

Adubo feito com beterrabas: saiba agora mesmo como fazer corretamente

Descubra como fazer a receita

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 27 de setembro de 2022, por Greison Fiel — Você sabe para que serve o adubo feito com beterrabas? Veja aqui no blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO como fazer esse processo de uma forma que os ingredientes fiquem equilibrados e assim, traga bons resultados para o seu cultivo.

Continua depois da publicidade

Para que serve o adubo feito com beterrabas? Veja como fazer

Um adubo feito de beterraba, ajuda no crescimento e fortificação das raízes da vegetação. Dessa maneira, ele é uma boa alternativa para quem quer deixar o cultivo sempre saudável. Então, se esse é o seu caso, veja como fazer de várias maneiras.

Continua depois da publicidade

Como fazer um adubo líquido de beterraba?

Para que serve o adubo feito com beterrabas?
Para que serve o adubo feito com beterrabas? – Foto: Canva

O adubo líquido é a melhor opção quando a plantação está com déficit de nutrientes, e por isso, é necessário um resultado mais rápido. Para fazê-lo, você vai precisar de meio litro de água filtrada e uma beterraba crua com casca.

O processo é bem prático, basta bater todos os dois ingredientes no liquidificador até que fique parecendo um suco. Depois, é só jogá-la direto no solo, sem a necessidade de coar antes.

Aproveite tudo da beterraba

Ao cozinhar a beterraba, a água do cozimento não precisa ser descartada. Isso porque, ela pode ser aplicada na sua plantação. Mas, é importante ter ciência de que, essa técnica não dispensa a anterior. Afinal, nela terão bem menos nutrientes.

Qual o intervalo de tempo ideal para aplicar o adubo líquido de beterraba?

A água de beterraba, por conter menos nutrientes, pode usar toda vez que ela for cozinhar. Contudo, o adubo feito direto com ela, só deve aplicar uma vez a cada trinta dias.

Como fazer um adubo em pó com beterraba?

Os adubos de beterraba em pó têm uma longa duração e por isso, pode ser uma boa opção. Para fazê-lo, você vai precisar apenas da casca desse legume. O procedimento é fácil, mas requer um pouco de paciência.

Comece colocando todas as cascas de beterraba em uma forma, de uma forma que elas fiquem bem espalhadas. Em seguida, leve-a ao sol direto e só retire quando estiverem bem secas. Depois, basta triturar, sem auxílio da água, no liquidificador.

O processo pode ser feito no forno

Para fazer o processo, o calor intenso do sol é necessário, mas isso pode não ser possível em algumas regiões. Nesses casos, você pode levar as cascas ao forno em uma temperatura de 160º por cinco minutos.

Quando o pó de beterraba estiver pronto, você pode colocá-lo no solo das plantas. Contudo, tenha muito cuidado para não exagerar na quantidade. Em média, 10% para a quantidade total de terra é o suficiente. Além disso, aplique-o mensalmente.

Como saber se o adubo de beterraba está funcionando?

Por fim, quando o adubo começa a fazer efeito, as plantas começam a ficar mais brilhosas e com um crescimento mais rápido. Caso contrário, ela começa a ficar frágil e com o aspecto murcho.

5 plantas que enchem de flores e que são fáceis de cuidar

Carregando comentários aguarde...
...