Anúncio

Alho para acabar com pragas no jardim? Aprenda o jeito certo de usar

Conheça o método mais simples e eficiente

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Afonso Cláudio, 27 de setembro de 2022, por Sônia Lopes — Descubra agora aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, como usar alho para acabar com pragas no jardim. Assim, você vai conseguir eliminar esses inquilinos indesejados antes que eles prejudiquem o seu cultivo.

Continua depois da publicidade

Como usar alho para acabar com pragas no jardim

As pragas conseguem acabar com qualquer cultivo. Isso porque, normalmente, elas se alimentam das partes das plantas como a seiva, raízes e folhas. Desse modo, quando identificadas, elas precisam ser aniquiladas.

Para a alegria de todos, é possível eliminar as pragas usando o alho. Logo, você vai conseguir resolver um grande problema com um ingrediente simples, que todo mundo costuma ter em casa.

Continua depois da publicidade

Por que o alho elimina as pragas?

Como usar alho para acabar com pragas no jardim?
Como usar alho para acabar com pragas no jardim? – Reprodução Canva

Os dentes e folhas de alho, contém um óleo essencial composto por enxofre e alicina. Desse modo, esses dois elementos são tóxicos para as pragas e por isso, quando eles estão no ambiente, elas ficam bem distantes.

Continua depois da publicidade

Como espantar as pragas que estão no jardim usando alho?

Existem duas formas de usar o alho nas plantas. A primeira, consiste em colocar algumas cascas de alho na superfície do solo. Dessa forma, além de espantar as pragas, ele ainda irá nutrir a planta.

A outra receita é mais complexa, e deve ser usada quando as infestações estão grandes. Vale trazer que, a sua composição leva outros ingredientes além do alho, como a pimenta e álcool.

Como preparar o repelente com pimenta, alho e álcool?

Para essa receita, você vai precisar de 100g de cada componente sólido e cerca de 2 litros de álcool. Quando for fazer, bata o alho e a pimenta no liquidificador até que forme uma pasta. Então, a seguida, misture a pasta com o álcool e transfira para uma garrafa com tampa. Vede bem o pote, e deixe descansar por pelo menos sete dias antes de começar a usar.

Como usar?

Por ser um composto bem forte, você deve usar apenas 100 ml dele para cada 10 litros de água. Além disso, quando for aplicar nas plantas, tente usar um borrifador. Assim, será mais fácil espalhar o líquido sem que ele fique acumulado.

Outro ponto fundamental é, não aplicar quando as plantas estiverem em contato com o sol direto. Isso porque, quando o calor do sol entra em contato com o líquido, ele gera uma reação química que pode deixar as folhas amareladas e murchas.

Qual o período correto para aplicar o alho nas plantas?

Em relação às cascas de alho direto no solo, você pode aplicar a cada quinze dias. Mas vale lembrar que esse é um método preventivo. Logo, se houver muitas pragas, ele não vai resolver de forma imediata.

Por fim, quanto a líquido feito com pimenta, alho e álcool, você borrifar nas plantas uma vez por semana, enquanto a infestação estiver no auge. Contudo, conforme ela for diminuindo, reduza a frequência.

5 plantas que enchem de flores e que são fáceis de cuidar

Carregando comentários aguarde...
...